sábado, 8 de setembro de 2012

Joinville suporta a pressão do Avaí e resolve clássico com gol de pênalti


Willian do Joinville x Avaí (Foto: Leandro Ferreira / Futura Press)
O Joinville levou a melhor sobre o Avaí, na tarde deste sábado, e venceu o clássico catarinense por 1 a 0, em casa. Depois de muitos erros de finalização dos dois lados, a equipe da casa chegou ao gol em cobrança de pênalti de Ricardinho, na etapa final da partida.

A vitória leva o Joinville a 41 pontos, ao menos momentaneamente na quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro – o São Caetano joga ainda neste sábado e pode tirá-lo do G-4 de novo. Já o Avaí permanece com 34 pontos, sete abaixo do grupo de classificação para a primeira divisão nacional.

Logo no começo, o goleiro Diego sentiu dores na coxa direita e precisou ser atendido em campo pelo médico do Avaí. O jogo foi parado por três minutos, e ele não teve condições de continuar, forçando a primeira substituição ao sair para a entrada de Moretto.

A paralisação esfriou a partida, cuja primeira boa jogada foi criada só aos 15 minutos, pelo Avaí. O goleiro Ivan deixou a meta para cortar cruzamento de Julinho pela esquerda e deixou a bola na entrada da área. Cleber Santana tentou o arremate de primeira, mas pegou mal e facilitou a defesa do arqueiro.
A resposta do Joinville não tardou. Quatro minutos depois do susto, a equipe da casa chegou com volume ao ataque e quase abriu o placar. Jaílton pegou sobra dentro da área e, com a marcação atrasada, bateu rasteiro para fora, à esquerda de Moretto.

Com 39 minutos, Ivan se desentendeu com Diego Acosta em uma reposição de bola e tentou acertar seu rosto. O árbitro agiu rapidamente e advertiu tanto o goleiro quanto o atacante com cartão amarelo, evitando maior confusão entre os dois times.

Cinco minutos depois, Acosta recebeu cruzamento em ótima condição à frente do desafeto e tentou surpreendê-lo pegando de primeira, porém mandou a bola por cima do gol. A zaga do Joinville reclamou de impedimento, sem consentimento do assistente.

Melhor em campo neste momento, o Avaí chegou próximo do gol novamente aos 49 minutos. Wagner Diniz chegou à linha de fundo, fintou o marcador e ficou de frente para o goleiro. Ele prendeu demais a bola e, com a chegada da marcação, errou o passe, para desespero de Acosta, que pedia a bola.

Pressionado no fim do primeiro tempo, o Joinville voltou mais incisivo no retorno do intervalo, obrigando Moretto a fazer ótima defesa em chute do lateral direito Eduardo, aos 14 minutos. Três minutos depois, foi a vez de Ivan se atirar no chão para espalmar arremate de Ivan, sozinho, dentro da área.

Pouco depois, Cleber Santana cobrou falta da meia esquerda e mandou a bola no canto direito de Ivan. O goleiro pulou e conseguiu tocá-la, evitando novamente que o placar fosse inaugurado. Ciente de que a defesa havia sido difícil, ele vibrou bastante ao se levantar. O meia ainda desperdiçou gol de cabeça aos 27 minutos.

O clássico regional se encaminhava para um empate sem gols até que Bruno derrubou Jean Carlos na área, e o árbitro deu pênalti para o Joinville. Ricardinho cobrou no centro do gol, sem chance para Moretto, e marcou aos 32 minutos. Em vantagem, o time da casa colocou mais um volante em campo e segurou o placar positivo.


Fonte: ESPN