O adversário na decisão do Campeonato Catarinense será justamente o rival Avaí, que derrotou a Chapecoense por 2 a 1 no Estádio Índio Condá. Como tem melhor campanha, o Figueirense joga com a vantagem de decidir o título no Orlando Scarpelli e podendo atuar por dois resultados iguais. O primeiro duelo acontecerá no próximo domingo, no Estádio da Ressacada.
Sem conquistar o título desde 2008, o Figueirense reencontra o Avaí na decisão do Campeonato Catarinense depois de 13 anos. A última vez que os dois rivais de Florianópolis se encontraram em uma final, o time alvinegro levou a melhor e conquistou o título estadual em 1999 após empate sem gols na prorrogação.
Superior durante a primeira etapa, o Figueirense levou 24 minutos para abrir o marcador em Florianópolis. Fernandes puxou contra-ataque, tabelou com Aloísio e recebeu na frente, na cara do goleiro Ivan. O camisa 11 tocou no canto e colocou a equipe da casa em vantagem. Nos acréscimos da etapa inicial, Linno cometeu falta por trás em Aloísio, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.
Mesmo com um jogador a menos, o Joinville chegou ao empate no segundo tempo, aos 25min, em um lance que causou muita polêmica. Aldair foi derrubado na área por Canuto e o árbitro marcou pênalti. Porém, o assistente sinalizou mão na bola do atacante. Depois de muita confusão, o juiz Bráulio da Silva Machado confirmou a infração. Ricardinho converteu e empatou a partida.
O empate causava apreensão, já que o Joinville conquistava a classificação se fizesse mais um gol. Mas Aloísio, aos 36min, recebeu passe de Fernandes, finalizou cruzado no contrapé do goleiro Ivan e voltou a colocar o Figueirense em vantagem. Aos 43min, Aloísio voltou a marcar, fez o terceiro do time alvinegro e colocou números finais ao encontro.