domingo, 10 de fevereiro de 2013

Apenas 29 deputados abrem mão dos 14º e 15º salários


Desde ontem, pelo menos 484 dos 513 deputados federais – entre eles o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e o vice, André Vargas (PT-PR) – caem na folia com bolso cheio.

Além do 13º, eles receberam o 15º salário, e em Março embolsam o 14º, direitos concedidos por regimento aos mandatários  (Ato Conjunto de 30 de janeiro de 2003, art. 3º, §2º).  Todos os anos, a Câmara paga o 15º em Dezembro, para quem exerceu no mínimo três quartos das sessões. O 14º é pago 30 dias após o início do Ano Legislativo, ou seja, em Março.

Documento oficial da assessoria da Câmara mostra que só 29 deputados abriram mão destes salários extras. Os nomes do presidente e vice não constam (lista abaixo). O vice André Vargas diz que recebeu os extras. “Não sabia da lista e nem fui procurado”, justifica. O presidente Alves não foi localizado pelo blog.

Curiosamente, desde meados do ano passado ficou travado o projeto que extingue os dois salários extras, aprovado pelo Senado e recebido por comissão especial na Câmara. Em setembro, chegou-se ao cúmulo de o relator, deputado Afonso Florence, adiar por cinco vezes em um mês a leitura de seu relatório por falta de quórum. A manobra da trupe funcionou, o projeto não andou e Florence desabafou ao repórter: “Não tem lógica um deputado receber 14º e 15º num país em que o trabalhador só vai ao 13º”.

O resultado do achaque consentido no bolso do cidadão: apenas de Dezembro até mês que vem, cada um dos 484 nobres receberá R$ 106.800 (brutos)  - R$ 26.723 por mês. E o bloco da Folia com Verba Pública retoma os trabalhos só dia 19, quando a pauta do plenário estará decidida e o ano realmente começa para o escrete.

Os 29 deputados que abdicaram dos extras vão se reunir após o Carnaval para cobrar celeridade na tramitação do projeto que põe fim à farra.

Veja lista

AFONSO FLORENCE - (PT-BA)
ALEXANDRE ROSO - (PSB-RS)
AUGUSTO CARVALHO - (PPS-MG)
BETO ALBUQUERQUE - (PSB-RS)
BOHN GASS - (PT-RS)
CARLAILE PEDROSA - (PSDB - MG)
CARLOS SAMPAIO - (PSDB-SP)
ERIKA KOKAY - (PT-DF)
EROS BIONDINI - (PTB-MG)
FABIO TRAD - (PMDB-MS)
FERNANDO FRANCISCHINI - (PEN-PR)
FRANCISCO ARAUJO - (PSD-RR)
FRANCISCO PRACIANO - (PT-AM)
HENRIQUE OLIVEIRA - (PR-AM)
IZALCI - (PSDB-DF)
JANETE CAPIBERIBE - (PSB-AP)
JOAO CAMPOS - (PSDB-GO)
LAERCIO OLIVEIRA - (PR-SE)
LINCOLN PORTELA - (PR-MG)
LUIZ PITIMAN - (PMDB-DF)
MAGELA - (PT-DF)
POLICARPO - (PT-DF)
REGUFFE - (PDT-DF)
RONALDO FONSECA - (PR-DF)
RUBENS BUENO - (PPS-PR)
RUY CARNEIRO - (PSDB-PB)
SERGIO ZVEITER - (PSD-RJ)
SEVERINO NINHO - (PSB-PE)
WALTER FELDMAN - (PSDB-SP)

Fonte: UOL