O primeiro gol da vitória rubro-negra foi marcado por Gilberto, aos 13 minutos do segundo tempo. Henrique, aos 45 minutos da etapa final, sacramentou o triunfo da equipe da casa.
Com o triunfo, o Sport ficou a apenas um ponto da Portuguesa, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Faltando duas rodadas para o fim do Brasileiro, o Sport ainda pode ultrapassar cinco times para se salvar: além da própria Lusa (40 pontos), Bahia (43), Coritiba (45), Náutico (45) e Ponte Preta (46).
Já o Botafogo não tem mais chances de alcançar o São Paulo, última equipe dentro da zona de classificação para a Libertadores. Com seis pontos em disputa, o clube carioca poderia chegar no máximo a 60 pontos, dois abaixo do clube paulista. Fluminense, Grêmio e Atlético-MG são os outros integrantes do G-4.
Na próxima rodada, o Sport recebe o campeão Fluminense, enquanto o Botafogo, sem objetivo nenhum na tabela, joga em casa com o Atlético-MG.
O jogo
Com as arquibancadas da Ilha do Retiro lotadas, o Sport entrou em campo empolgado e foi superior por boa parte da primeira etapa. Enquanto marcava muito bem no meio e impedia o Botafogo de criar, chegava com perigo pelo lado direito, por onde apareciam Cicinho e Moacir.
Aos poucos, porém, o Botafogo conseguiu equilibrar e transferir o jogo do campo de defesa para o de ataque. Pela direita, Lucas Marques fez boa jogada e tocou para trás, encontrando Andrezinho. O camisa 17 hesitou demais na hora de chutar, segurou a bola e jogou fora a melhor jogada de ataque alvinegra.
Poucas foram as chances criadas na primeira metade, mas Hugo perdeu uma incrível, aos 42 do minutos. Após cruzamento da direita, o artilheiro do Sport não esperava falha de Antônio Carlos e acabou chutando torto com a perna direita, à esquerda do gol de Jefferson.
Na volta do intervalo, a partida parecia outra, com os dois times acesos e levando perigo. Antes do primeiro minuto, o Botafogo conseguiu cruzar e quase abriu o placar. Lucas ajeitou de cabeça, Bruno Mendes se esticou e, por muito pouco, não alcançou a bola.
A resposta do Sport veio na velocidade do ataque pernambucano. Cicinho disparou e sofreu falta, cobrada muito bem por Reinaldo. Jefferson fez boa defesa.
Aos 11, Seedorf deu grande enfiada pra Márcio Azevedo, que chegou ao fundo e tocou para trás. O uruguaio Lodeiro vacilou e não conseguiu completa a bola fácil. No contra-ataque, o Sport puniu o Botafogo com um gol.
Henrique ficou sozinho e não foi fominha. Ao ver Gilberto passar pela esquerda, rolou para o companheiro. O camisa 9 só teve o trabalho de empurrar para a rede e comemorar o 1 a 0.
O Botafogo tentou de todas as maneiras, mas ofereceu o contra-ataque de presente para o Sport matar o jogo. Henrique, após linda jogada individual de Felipe Menezes, marcou o segundo, aos 44 minutos do segundo tempo.
Fonte: ESPN