Liverpool não irá sair do estádio Anfield Road, sua casa histórica desde 1892. quem afirmou foi grupo que é dono do clube, a Fenway Sports Group, garantiu seu comprometimento em desenvolver o estádio e ampliar a sua capacidade.
Um dos grandes problemas para que a obra pudesse ser feita era a autorização da prefeitura, já que seria necessário demolir casas ao redor do estádio. O impasse foi terminado em uma conclusão amigável, mas ainda serão feitos anúncios relativos às mudanças que serão feitas, especificamente a ampliação do estádio – atualmente com capacidade para 45.276 pessoas.
O diretor administrativo do Liverpool, Ian Ayre, afirmou que o clube tem trabalhado com a prefeitura para chegar a uma solução para regenerar toda a área em torno de Anfield, não apenas o estádio.
“Eu sei que a proposta de ficar em Anfield foi olhada antes, mas fundamentalmente a diferença é que pela primeira vez, todas as partes relevantes envolvidas estão trabalhando juntas por uma iniciativa comum, não pelas necessidades do clube, mas pelas necessidades da comunidade”, disse Ayre.
“A regeneração de Anfield é algo que muitos morados e muitas pessoas pela cidade falam e nós reconhecemos que o clube de futebol é um empregador, um negócio e um morador para muitos nessa área”, explicou ainda o dirigente.
Segundo Ayre, ampliar o estádio de Anfield é uma opção mais viável economicamente do que construir um novo estádio. “Se você constrói um novo estádio, por exemplo, um dos grandes desafios é esse, dependendo da capacidade, você constrói 15 ou 16 mil novos lugares, e não os 60 mil novos lugares em um novo estádio, você só constróis os que estão faltando”, explicou Ayre.
O número de 60 mil lugares é visto como o ideal para os dirigentes do Liverpool para conseguir concorrer com os rivais da Premier League em termos de arrecadação. Com os pouco mais de 45 mil pessoas de capacidade em Anfield, a arrecadação é significativamente menor do que Arsenal e Manchester United, que possuem estádios maiores.
O dirigente fez elogios à história do estádio como justificativa para optar continuar em Anfield. “Nós tivemos alguns dos maiores triunfos da nossa história aqui, então faz sentido se temos uma solução que esse seja o lugar que nós continuemos jogando aqui o nosso futebol”, disse Ayre.
O estádio de Anfield Road pertenceu primeiramente ao Everton quando inaugurado, em 1884. Só em 1892 o estádio passou para o Liverpool, com o rival passando a jogar no Goodison Park.