quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Seis desembargadores concorrem à presidência do Tribunal de Justiça


Seis desembargadores concorrem à presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em eleição que acontece na próxima quinta-feira (3). Participam do pleito os desembargadores Antenor Demeterco Junior, Sérgio Arenhart, Robson Cury, Miguel Thomaz Pessoa Filho, Guilherme Luiz Gomes e Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira. A lista oficial dos inscritos foi anunciada pelo TJ no início da noite desta segunda (30), última dia de inscrições.

É a primeira vez que todos os 120 desembargadores poderiam se candidatar, já que antes a inscrição era privada aos 25 integrantes do Órgão Especial do TJ. Mesmo assim, apenas um dos seis candidatos não faz parte do Órgão Especial: Antenor Demeterco*. Por coincidência, Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira assumiu nesta segunda (30) o lugar de Paulo Roberto Hapner no Órrgão, segundo o site do TJ.

O eleito vai cumprir o restante de mandato deixado por Clayton Camargo, que renunciou ao cargo de presidente do TJ na semana passada. Para concorrer, os seis inscritos tiveram que comprovar que não tinham processos atrasados em seus gabinetes.

Guilherme Luiz Gomes tentou se eleger no ano passado, mas acabou empatando com Camargo. Ambos obtiveram 56 votos e Camargo foi eleito pelo critério de antiguidade. Ele é desembargador desde 2005.

Antenor Demeterco, o primeiro a confirmar a inscrição, completa 70 anos em maio do ano que vem. A idade é a limite para a aposentadoria compulsória, portanto, novas eleições teriam que ser convocadas caso ele seja escolhido. Isso não assusta o candidato, que diz que conseguirá “colocar o tribunal em ordem” nos poucos meses de mandato.

“Quero pôr o tribunal de acordo com a sociedade, a imprensa e o Conselho Nacional de Justiça {CNJ). O tribunal tem sofrido críticas que atingem todos os desembargadores, e 99,9% são homens com vida de trabalho, que fazem justiça, dão satisfação à sociedade”, afirma Demeterco, em referência velada às investigações que pesam sobre o ex-presidente e correm em segredo de Justiça no CNJ.

Sérgio Arenhart já havia se candidatado, sem sucesso, nos dois últimos pleitos, em 2010 e no ano passado. Ele tem 43 anos de magistratura e é desembargador há 10 anos.

Miguel Thomaz Pessoa Filho é filho de desembargador de mesmo nome. Começou como juiz substituto em 1974 e entrou para o Tribunal de Justiça como desembargador em 2004.

Robson Cury também ingressou no TJ em 2004. Ele é fundador do Grupo de Motociclistas do Judiciário e deu a volta ao mundo de moto em 2008, segundo reportagem da época.

Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira é desembargador há oito anos. No início do ano, ele concorreu à vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), mas perdeu para o desembargador Edson Luiz Vidal Pinto.

A reportagem tentou entrar em contato com Arenhart, Thomaz Pessoa, Cury, Gomes e Vieira, mas não foi possível até as 19 horas desta segunda.