David Villa, Alexis Sánchez e o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara foram os destaques do confronto. Os dois primeiros marcaram dois gols, e o terceiro mandou uma bola na rede e deu uma assistência.
Atual campeão do torneio, o Barcelona enfrentará na próxima fase o Málaga, que despachou o Eibar, da terceira divisão nacional.
O triunfo ainda fez o clube azul-grená completar 13 jogos oficiais sem perder, contando Champions League, Campeonato Espanhol, além da Copa do Rei. São 12 vitórias e um empate. O último revés aconteceu em 7 de novembro, fora de casa, diante do Celtic, por 2 a 1, pela competição continental.
Na primeira partida após a cerimônia da Fifa que premiou o argentino como melhor do mundo pela quarta vez, o jogador viu a torcida levar cartazes para homenageá-lo. Além disso, os fãs gritaram o nome do ídolo, mas não foram atendidos pelo técnico interino Jordi Roura, que assumiu o comando pela segunda vez nesta temporada, já que Tito Vilanova foi se tratar nos Estados Unidos após retirar um câncer na glândula parótida.
Se Messi não esteve em campo, coube a David Villa a tarefa de dar show. Após Thiago Alcântara abrir o placar aos 17 minutos do primeiro tempo com um chute no canto esquerdo do goleiro Mikel Saizar, o camisa 7 anotou o seu primeiro tento quatro minutos depois. Após receber passe na esquerda da grande área, o atacante fintou o marcador, concluiu encobrindo o goleiro e fez um golaço.
Aos 26, Sergi Roberto ajeitou na área, e Villa finalizou forte no canto esquerdo, praticamente definindo o triunfo dos mandantes na etapa inicial. Na volta do intervalo, Thiago Alcântara cobrou escanteio da direita, Alexis Sánchez cabeceou para o fundo do alvo e ampliou. Aos 40, o chileno aproveirou rebote do goleiro em chute de Tello e sacramentou a goleada.
A notícia ruim para o torcedor da equipe catalã foi a lesão do atacante Sergi Roberto que sofreu uma lesão muscular e deve ser ausência nas próximas quatro semanas.
Fonte: ESPN