Apesar do embalo por ter acabado de conquistar o bicampeonato estadual, o Ceará decepcionou seu torcedor na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, nesta sexta-feira. Jogando no estádio Presidente Vargas, o América-MG bateu o Ceará por 2 a 1.
Logo aos 7 minutos de jogo, Rodriguinho abriu o placar para o América. Aos 33, foi a vez do veterano Fábio Junior balançar as redes e deixar os visitantes com uma vantagem de dois gols ao final do primeiro tempo. No segundo tempo, Daniel Marques diminuiu para o Ceará.
Com os três primeiros pontos somados na competição, o América-MG terá uma semana tranquila de trabalho até o seu próximo compromisso na Série B. O duelo em questão será realizado no sábado, dia 26, contra o CRB, no Independência. Já o Vozão voltará a campo na mesma data que o clube mineiro, mas atuando longe de Fortaleza. A equipe enfrentará o Guaratinguetá, no estádio Dario Rodrigues, tentando se recuperar do revés sofrido em sua estreia.
O Jogo -Melhor em campo no primeiro tempo, o América-MG colocou velocidade na partida desde os minutos iniciais e levou perigo ao gol defendido por Fernando Henrique. O goleiro viu o meia Rodriguinho atormentar a sua zaga com toques rápidos para os atacantes, que não conseguiam aproveitar para concluir as jogadas ao gol.
Sem obter retorno dos centroavantes mineiros, o próprio Rodriguinho chamou a responsabilidade para si e carregou a bola até a entrada da área adversária. O atleta não recebeu nenhum combate cearense e teve tranquilidade para disparar um chute rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Fernando Henrique. Embora o arqueiro tenha caído na bola e se esticado para praticar a defesa, o tiro foi certeiro e colocou o Coelho à frente aos sete minutos do primeiro tempo.
A dianteira no marcador serviu para deixar o América-MG ainda mais confortável na partida. Mesmo diante de todo o apoio de seu torcedor, o Vozão não conseguia combater o ímpeto dos visitantes e sofria com a troca de passes no meio-campo. O time ainda esboçou jogadas laterais com Márcio Careca, mas não conseguiu encontrar o caminho das redes.
Diante da ineficiência alvinegra, os americanos souberam aproveitar os espaços dados e chegaram ao segundo gol após desatenção na defesa anfitriã. Aos 33 minutos, Fábio Júnior recebeu cruzamento quase na pequena área e dominou bonito. A indecisão de seu marcador e do goleiro Fernando Henrique deu tranquilidade ao centroavante, que soltou o pé para ampliar a vantagem de sua equipe.
O domínio do Coelho manteve o panorama da partida inalterado até o retorno do intervalo. Preocupado com o modo como o Ceará se portava em campo, Paulo César Gusmão colocou Tinga e Reina no jogo e viu as alterações surtirem efeito. O ex-palmeirense incendiou o Vozão em sua estreia e teve papel decisivo na mudança de comportamento alvinegro.
Acomodado com a vitória parcial, o América-MG foi completamente sufocado por seu adversário e sofreu para se livrar das bolas aéreas que atormentavam a sua zaga na segunda etapa. Em uma delas, os defensores americanos nada puderam fazer e viram o zagueiro Daniel Marques aproveitar o cruzamento de Tinga para anotar o tento alvinegro da noite. O jogador passou pelas costas do lateral Boiadeiro e cabeceou quase sem ângulo para estufar as redes ao sete minutos.
A sequência da partida alternou entre seguidos desentendimentos entre os jogadores das duas equipes e a correção da postura defensiva do Coelho na partida. O técnico Givanildo Oliveira conseguiu mexer nos setores que haviam apresentado falhas nos instantes iniciais do segundo tempo e conteve o avanço do Ceará na partida, garantindo assim o triunfo de sua equipe na estreia da Segunda Divisão do Campeonato Nacional.