O público que compareceu nesta sexta-feira, no estádio Ipatingão e que esperava ver uma vitória do Tigre na estreia do Brasileiro da Série B, teve que se contentar com um empate em 1 a 1 contra o ABC-RN. Mesmo com as duas equipes estreando vários jogadores, não foi o suficiente para ter um vencedor no jogo, melhor para o time potiguar, que soma um ponto fora de casa.
O gol quadricolor saiu depois de boa trama ofensiva, que envolveu os estreantes Djavan e João Vitor e que terminou com o gol do também estreante Thiago Pereira. Já o tento do time Potiguar foi anotado pelo avante Washington, que cobrou pênalti com a perna canhota no meio do gol, para empatar a partida.
Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o Ipatinga terá um compromisso complicado contra o Atlético-PR fora de casa. Já o time abecedista vai estrear em casa, enfrentando o Joinville, na próxima sexta-feira.
O jogo – Atuando em casa, o Ipatinga começou a partida tomando a iniciativa do jogo, e logo aos cinco minutos, Wellington Bruno cobrou falta e Thiago Pereira desviou de cabeça para acertar a trave do goleiro Andrey, que ainda conseguiu ótima defesa para evitar a abertura do marcador. Com as linhas de marcação recuadas, o ABC pouco ameaçou nos primeiros minutos, preocupado primeiramente em não sofrer gols.
Apesar da pressão ipatinguense, o time do Vale do Aço não conseguiu inaugurar o placar no começo do jogo, e aos poucos, o time potiguar começou a atacar mais, arriscando principalmente os arremates de longa distância. Aos 20, Joelson tentou dessa forma, porém, o goleiro Bruno estava bem colocado e conseguiu fazer a defesa. Aos 26, nova chance com Joelson, e mais uma defesa do arqueiro do Tigre.
O time do técnico Ney da Matta teve maior volume de jogo durante todo o primeiro tempo, mas sempre que o ABC agredia, a defesa do time da casa apresentava muitos espaços, que não foram aproveitados pela equipe abecedista. Aos 34, o melhor lance dos visitantes surgiu dos pés do atacante Adriano, que finalizou rasteiro acertando a trave do goleiro Bruno, assustando a torcida ipatinguense.
Nos minutos finais, o Ipatinga retomou as rédeas do jogo e passou a atacar mais que o adversário, e antes do intervalo, o Tigre ainda chegou com Leandro Brasília, que dominou bem e mandou para o gol, Andrey bem colocado fez a defesa para garantir a igualdade nos 45 minutos iniciais.
Logo na volta do intervalo, o Ipatinga conseguiu boa trama ofensiva com participação do lateral-esquerdo João Vitor e do atacante Djavan, que havia acabado de entrar, a conclusão da jogada coube ao avante Thiago Pereira, que fazia a estreia com a camisa quadricolor e anotou o primeiro gol do Tigre na Série B. O gol deu confiança para o time mineiro, que sete minutos quase ampliou com João Victor em chute de fora da área, que parou nas mãos de Andrey.
Com o Ipatinga comandando o marcador, o ABC não teve alternativa se não buscar o ataque em busca do empate. Aos nove minutos, Henik soltou a bomba, que explodiu no travessão do goleiro Bruno, em uma jogada de enorme perigo da equipe visitante. Aos 19, nova chance para o time abecedista com Washington, que recebeu cruzamento de Joelson e cabeceou para ótima defesa do goleiro Bruno.
Aos 21, o árbitro paulista Marcelo Aparecido de Souza viu pênalti para o ABC, e na cobrança, Washington bateu forte com a perna canhota no meio do gol, para empatar o jogo. Com o empate potiguar, a partida perdeu em intensidade, com o time visitante aparentando satisfação com o resultado, enquanto o Ipatinga não teve forças para esboçar uma reação.