domingo, 18 de novembro de 2012

Argentino Patito faz de letra, e Santos vence o Figueirense antes de clássico com Corinthians


Patito Rodriguez, do Santos
Em um jogo sem importância para a definição do Campeonato Brasileiro, pelo menos o torcedor que foi à Vila Belmiro neste sábado pôde ver uma vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Figueirense, com direito a golaço de letra do meia-atacante argentino Patito Rodriguez. 

O outro gol foi marcado pelo também meia Felipe Anderson, que foi outro destaque da partida. Ele ainda fez a bela jogada do gol de Patito. Discreto, Neymar acabou ofuscado. O atacante ainda tomou um cartão amarelo por supostamente simular um pênalti e não vai poder jogar o clássico com o Corinthians na próxima rodada.


Com as demais partidas da 36ª rodada do Brasileirão no domingo, o Santos pode voltar a cair na tabela, mas os três pontos deste final de semana colocam o time temporariamente em nono lugar na competição, com 49 pontos.

O Figueirense já está rebaixado, é o penúltimo colocado e tem 30 pontos.

No penúltimo compromisso da Série A deste ano, o Santos viajará à capital paulista para fazer clássico com o Corinthians, sábado, no Pacaembu. O Figueirense receberá o Grêmio, no domingo.

O jogo

Com os dois times jogando sem objetivos no Brasileirão, os primeiros minutos da partida tiveram poucos momentos de inspiração de ambas as partes.

A primeira boa chance de gol do jogo foi do Figueirense. Aos 21 minutos, em cobrança de falta pela esquerda, a bola encontrou a cabeça de Aloísio, que estava livre de marcação, mas o seu toque passou rente ao lado esquerdo da meta defendida por Rafael.

Os santistas tentaram responder dois minutos depois, porém, o argentino Patito Rodríguez foi travado na hora do chute pela zaga adversária, após grande lance individual do atacante Neymar.

Bem postado defensivamente no primeiro tempo e explorando os contra-ataques, o Figueira quase abriu o placar aos 32. O jovem Bruno Nazário limpou a marcação e bateu de perna esquerda, procurando o canto direito do gol de Rafael. A bola saiu muito próxima à trave.

Apesar dos sustos promovidos pelo adversário, o Santos chegou ao gol, antes do intervalo. Aos 41, Felipe Anderson fez grande jogada pelo lado direito, deixou o seu último marcador no chão, antes de rolar para Patito Rodríguez, que teve rapidez de raciocínio para completar o lance de letra, sem chances para o goleiro Tiago Volpi.

Antes do fim da etapa inicial, o Santos quase marcou o seu segundo gol. Aos 44, Bruno Peres cruzou pela direita, Tiago Volpi não alcançou a bola e Neymar, que chegou pelo lado esquerdo da grande área, errou a finalização, desperdiçando uma boa oportunidade de ampliar a vantagem da equipe praiana.

Na volta para o segundo tempo, os donos da casa começaram buscando o segundo gol logo no primeiro minuto. Patito Rodríguez buscou o canto esquerdo de Tiago Volpi, que bem colocado fez boa defesa e evitou o segundo tento do meia argentino no confronto.

Aos oito, Neymar teve outra chance de fazer o segundo do Alvinegro Praiano. Ele recebeu de Patito Rodríguez, tirou o zagueiro da jogada e finalizou para mais uma defesa do arqueiro rival.

Se nas duas primeiras oportunidades na etapa complementar o Santos não marcou, na terceira, enfim, o segundo gol saiu. Aos 18, Felipe Anderson roubou a bola e deu início a jogada, que contou com o passe de Neymar para Patito Rodríguez e o cruzamento do argentino para a área. A zaga catarinense desviou o passe, que mesmo assim sobrou para Felipe Anderson. O primeiro chute do meia foi defendido pelo goleiro, antes de o próprio Felipe Anderson completar para o fundo da rede.

Com o resultado praticamente definido, o Figueirense oferecia pouca resistência em campo e o Santos, por sua vez, apenas administrava a vantagem.

Os santistas ainda tiveram um gol de Durval anulado pela arbitragem, aos 41, pois o impedimento foi marcado.

Fonte: ESPN