Liderados por Le Tallec, os donos da casa dominaram o primeiro colocado da competição e contribuíram para que o Paris Saint-Germain ficasse mais perto no topo da tabela de classificação - o Lyon, que ainda joga neste domingo, pode ficar a um ponto do time de Marselha caso vença o Bordeaux.
O primeiro gol do Valenciennes saiu já aos 16 minutos do primeiro tempo, em chute de fora da área de Danic. O jogador mandou de muito longe e acertou o canto superior do goleiro Mandana. O clube ainda balançaria as redes em mais duas ocasiões na etapa inicial. Aos 34, Breton serviu Le Tallec, que não teve trabalho para estufar as redes. Já aos 39, Kadir se aproveitou de uma falha na reposição de bola e anotou o terceiro.
Melhor em campo e com uma larga vantagem no marcador, os anfitriões souberam controlar o ímpeto do Olympique no retorno dos vestiários. O clube não chegou a sofrer com qualquer investida adversária e teve tranquilidade para chegar ao quarto gol. Após bom cruzamento de Kadir, aos 27, Le Tallec enfiou a cabeça na bola e não deu chances para Mandana.
A goleada concretizada no placar fez com que os visitantes reagissem e buscassem mais o jogo. O time tentou ameaçar com Valbuena, mas só conseguiu descontar nos acréscimos. Ayew aproveitou a sobra dentro da área e acertou um belo chute para finalmente vencer o goleiro adversário.
Com a derrota, o Olympique fica estagnado nos 18 pontos e vê sua vantagem para o PSG cair para três. Os parisienses não deram chances para o Sochaux, no último sábado, e venceram o confronto por 2 a 0, no Parque dos Príncipes.
Já o Valenciennes contabiliza o seu 11º ponto neste Campeonato Francês e volta a sonhar com objetivos maiores do que a mera permanência na elite do futebol nacional.
Fonte: ESPN