sábado, 1 de setembro de 2012

Líder, Vitória esbarra no América-RN e empata fora de casa


lance de  vitória américa-RN (Foto: Frankie Marcone / Agência Estado) 
Jogando fora de casa na 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o líder Vitória chegou a virar para cima do América-RN, mas acabou ficando no empate por 2 a 2 e viu sua vantagem na ponta ser diminuída depois do resultado deste sábado.
Agora, o Vitória lidera a Série B do Campeonato Brasileiro com 48 pontos, apenas três a mais que o Criciúma, que venceu sua partida na sexta-feira.

Fazendo jus ao status de equipe com melhor desempenho atuando fora de casa na competição – eram sete vitórias e um empate conquistados em dez partidas longe do Barradão, até então –, o Vitória começou dominando a partida no Nazarenão.

Logo aos oito, Pedro Ken chutou para a defesa de Dida. Na sequência, Elton aproveitou o rebote e chutou de primeira, mas viu a atenta zaga do América salvar a bola em cima da linha antes de afastar.

A primeira chance real dos donos da casa só veio aos 17. Após cobrança de falta de Norberto, Deola deu rebote e Netinho chutou forte. A bola desviou na zaga do Leão e se perdeu pela linha de fundo.

Atuando no contra ataque, o América chegou ao gol cinco minutos mais tarde. Após bela troca de passes, Isac tentou a jogada individual e caiu. Na sobra, Lucio Curió chutou de primeira no canto direito de Deola, que nada pode fazer. Foi o sétimo gol do atacante na Série B.

A vantagem no placar animou os donos da casa, que passaram a equilibrar a partida. A saída do lateral-direito Norberto, sentindo a lesão muscular na parte posterior da coxa direita que o afastou das últimas três partidas do Mecão, porém, abalou o time potiguar. Uma das principais válvulas de escape do time, Norberto foi substituído por Thiaguinho, aos 27.

Acuado, o América sofreu o empate aos 35. Após cobrança de escanteio, Victor Ramos dividiu com a zaga e contou com a falha do goleiro Dida, adiantado, para empatar a partida em 1 a 1. Foi o quinto gol do zagueiro na competição. Curiosamente, ele é o artilheiro do atual elenco Rubro-Negro, junto ao atacante William – além deles, Neto Baiano tem sete gols marcados nesta Série B.

Quatro minutos mais tarde, porém, o goleiro se redimiu. Após receber livre fora da área, William girou e chutou forte. Bem colocado, Dida saltou e mandou para escanteio, fazendo uma bela defesa no último lance de perigo do primeiro tempo.

O segundo tempo começou mais movimentado que o primeiro. Logo aos sete minutos, William viu Willie livre na segunda trave e colocou a bola no pé do meia que, de primeira, apenas escorou para as redes do goleiro Dida.

A vantagem do Vitória no placar, porém, não durou muito. Cinco minutos mais tarde, Cleber aproveitou cobrança de escanteio e se antecipou à zaga do Leão, cabeceando forte e novamente empatando a partida.

Aos 14, Victor Ramos apareceu livre após cobrança de falta e tocou para as redes na saída de Dida. O zagueiro, que marcaria o seu segundo gol na partida e se isolaria na artilharia do atual elenco do Vitória na Série B, porém, foi pego em posição irregular.

Após o começo fulminante, a partida esfriou no Nazarenão. Truncado no meio-campo, o jogo contou com poucos lances de perigo, apesar da vontade demonstrada pelos dois times. Aos 30, Deola fez segura defesa em chute cruzado de Max, após belo lançamento de Lucio Curió, em seu último lance antes de ser substituído por Soares, dois minutos mais tarde.

O goleiro ainda fez uma grande defesa em forte chute de Soares, aos 42, assim como o rival Dida, que saltou bem para defender cobrança de falta de extremo perigo de Pedro Ken, no último minuto de partida.

Fonte: ESPN