A infelicidade, refletida no placar de 2 a 1, marcou a noite botafoguense desde o começo. Já aos 15min do primeiro tempo a Ponte abriu o placar sobre o rival carioca, quando o meia Nikão recebeu ótimo passe no lado direito da área e tocou para o gol, na
saída do goleiro botafoguense Jefferson.
O Botafogo, favorito no duelo, ainda tentou reagir, mas, pouco conseguiu criar. O empate, apesar da vontade botafoguense, parecia distante, mas quando o segundo tempo já se aproximava, um pênalti recolocou o time carioca na partida.
Aos 43min, Márcio Azevedo foi derrubado na área após passe de Andrezinho. O próprio meia cobrou a penalidade e empatou a partida.
O empate deu forças ao Botafogo que chegou ao segundo tempo mais animado e tomando a iniciativa da partida. A efetividade do time visitante, porém, fez a diferença e, assim, como no primeiro tempo, a Ponte conseguiu seu gol pouco tempo depois do apito inicial do árbitro.
Aos 8min da segunda etapa, Lucas recebeu de primeira e tocou para Nikão. O atacante abriu para Ricardinho na esquerda, que bateu cruzado para fazer o segundo.
O resultado tira o Botafogo do G-4 da classificação do torneio nacional. O time carioca, que começou a rodada na quarta colocação, deixa o Engenhão em sexto, tendo sido ultrapassado por Fluminense e Grêmio. Já a Ponte vai a nove pontos, iguala o Botafogo e termina a rodada na décima colocação por conta do saldo de gols da equipe(1).
Os quatro primeiros ao final competição se classificam para edição de 2013 da Copa Libertadores.
A derrota foi a de número três no Brasileiro do Botafogo, que começou a torneio com duas vitórias consecutivas. O outro triunfo tinha vindo na partida contra o Náutico, na última rodada.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Corinthians, em partida que foi adiada para o dia 11 de julho, por conta da decisão da Libertadores, entre Boca Juniors e o time paulista. Vindo de duas vitórias seguidas, a Ponte, por sua vez, pega o Vasco, em São Januário, no próximo sábado.