O Santos deu um passo importantíssimo para conquistar o tricampeonato paulista, neste domingo. Regido por Ganso e com Neymar multiplicado em campo, o vencedor das últimas duas edições do torneio venceu o Guarani por 3 a 0, no Morumbi. No segundo jogo, no próximo domingo, também na capital paulista, até uma derrota por dois gols de diferença dá o título aos santistas. O Paulista não tem um tricampeão desde 1969, quando o Santos – então comandado por Pelé – ganhou três títulos em sequência.
Para se aproximar de um feito que só conquistou em sua melhor versão, o Santos contou com a dupla que faz do clube um dos melhores do Brasil: Ganso e Neymar. O meio-campista marcou o primeiro gol e regeu o time na comemoração; o atacante, que participou do primeiro gol, apareceu para empurrar a bola para a rede no segundo, após jogada do amigo e “maestro”. No fim, Neymar ainda marcou o 104º gol pelo clube, igualando-se a Serginho Chulapa e João Paulo, os maiores artilheiros do clube pós Era Pelé.
O jogo - A partida começou com grande expectativa sobre a atuação de Neymar. Destaque da semifinal com três gols sobre o São Paulo, o jovem craque santista apareceu bem logo na primeira vez que tocou na bola no campo de ataque. Aos dois minutos, ele driblou quatro adversários até ser derrubado. Na cobrança de falta, Elano acertou o travessão.
O Santos pressionava no início da partida e voltou a ter uma boa oportunidade aos 14 minutos, quando Paulo Henrique Ganso arriscou de fora da área. A bola foi para fora. Dois minutos depois, o Guarani teve sua melhor chance até então: Medina, herói da semifinal, recebeu na área para falhou na conclusão.