sexta-feira, 11 de maio de 2012

Inter joga bem o jogo inteiro mas de nada adiantou e tá fora da Libertadores


No gol colorado, Muriel teve dificuldades com os arremates perigosos de Rafael Sobis (foto) e Fred  Foto: Ricardo Ayres/Photocamera/Divulgação
O Fluminense é o quarto brasileiro classificado para as quartas de final da Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira, jogando no Estádio do Engenhão, o time do técnico Abel Braga derrotou o Internacional por 2 a 1 de virada e garantiu passagem para a próxima fase. Agora, volta a enfrentar o Boca Juniors por uma vaga entre os quatro melhores da competição sul-americana.

No confronto de ida contra o Inter, os dois times empataram sem gols, adiando a definição para esta quinta-feira. O Inter contou com boas chances criadas por Dátolo, Oscar e Leandro Damião, e chegou a ter em mãos até mesmo um empate que o classificava. No entanto, graças à redenção de Leandro Euzébio, às faltas precisas de Thiago Neves e ao oportunismo de Fred, o Fluminense virou e passou para a próxima fase.

Os tricolores agora voltam a jogar contra o Boca Juniors pelas quartas de final na próxima quarta-feira, 16 de maio, fora de casa. Na primeira fase, o Fluminense chegou a vencer o Boca Juniors em Buenos Aires por 2 a 1, mas foi derrotado no Rio de Janeiro por 2 a 0 - placares que, no agregado, classificariam os argentinos.


Apesar do início de jogo disputado desta quinta-feira, foi o Inter que abriu o placar, em lance aparentemente despretensioso aos 13min do primeiro tempo. Após um chutão da defesa, Leandro Damião recebeu na frente e fez o pivô para Oscar; o meia recebeu atrás e devolveu para o atacante, que aproveitou o escorregão de Leandro Euzébio, girou na entrada da área e chutou rasteiro, no canto do goleiro Diego Cavalieri.


A torcida nas arquibancadas do Engenhão passou a vaiar o zagueiro tricolor, mas a resposta veio rápida: dois minutos depois, Thiago Neves levantou falta na área pela direita, e o defensor desviou de cabeça, vencendo Muriel. A partir daí, o time carioca passou a dominar o jogo, trocando passes no ataque, mas sem conseguir criar reais chances de gol para virar.


O Inter tentava reagir, e quase fez 2 a 1 aos 28min, em arrancada que Oscar bateu por cima do gol. De quebra, cinco minutos mais tarde, Dátolo aproveitou a saída errada e chutou forte, parando em Diego Cavalieri. O Fluminense reagiu aos 37min, em chute de Rafael Sobis da esquerda da área que Muriel defendeu no ângulo.


Quando o primeiro tempo parecia fadado ao empate, o Fluminense finalmente fez valer seu domínio técnico e virou, com Fred, em mais uma bola parada de Thiago Neves pela direita - desta vez, aos 45min, o camisa 9 subiu mais alto que a zaga e também desviou de cabeça. Com vantagem, o Fluminense conseguiu manter o jogo truncado na segunda etapa.


O Inter tentou reagir, colocando Jajá na vaga de Dátolo e Dagoberto no posto de Guiñazu. No Flu, Fred e Deco deixaram o campo por questões físicas. E mesmo com importantes baixas, foi o Fluminense quem quase chegou ao terceiro gol, em mais uma falta precisa de Thiago Neves - desta vez, aos 30min, o meia mandou a bola na trave de Muriel e perdeu a chance de definir. Daí para frente, com o Flu retrancado, o Inter sufocou como pôde.


E não faltaram chances indo por cima, com Dagoberto aos 37min e Jajá aos 41min. Mas era o fim da linha para os gaúchos.