sexta-feira, 11 de maio de 2012

Após ser goleado na primeira partida a La U em casa devolve maior ainda e garante classificação


Atacante Junior Fernandes foi um dos destaques da goleada em Santiago. Foto: AP
O que parecia impossível, aconteceu. Após levar uma goleada do Deportivo Quito no Equador (4 a 1), a Universidad de Chile conseguiu reverter a desvantagem ao golear o rival por 6 a 0, em casa, no Estádio Nacional, em Santiago, e carimbou passaporte para as quartas de final da Taça Libertadores da América. Junior Fernandes e Ángelo Henríquez foram os destaques do time chileno com dois gols cada um. Marcelo Díaz e Mena completaram a festa da torcida.

Com a vaga garantinda, a Universidad de Chile encara agora o Libertad-PAR por uma vaga na semifinal do torneio continental. Os dois duelos entres as equipes ainda não tem data e horários confirmados pela Conmebol, mas é certo que o clube do Chile fará a segunda partida em casa por ter feito melhor campanha na primeira fase.

Precisando de gols para avançar, a Universidad de Chile tomou a iniciativa da partida. Aos 10min, em bola jogada na área, Marino cabeceou para boa defesa de Elizaga. Dominando o duelo, a equipe chilena abriu o placar aos 20min. Henríquez recebeu na área pela esquerda e passou para Fernandes completar para as redes. Com o placar de 1 a 0, o Deportivo Quito se fechou ainda mais e apostou nos contra-ataques.



Apesar da retranca equatoriana, a Universidad seguiu na pressão e conseguiu ampliar o placar aos 28min. Após linda troca de passes, Fernandes recebeu na área pela esquerda e acertou um belo chute: 2 a 0. Sentindo o bom momento, a equipe da casa quase fez o terceiro aos 34. Após bola jogada na área, Rodríguez desviou para boa defesa de Elizaga.

E, de tanta pressão, a Universidad conseguiu o terceiro gol um minuto depois. Díaz chutou de muito longe, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Elizaga: 3 a 0 e resultado que classificava os chilenos às quartas da Libertadores. O time do Chile conseguia, ainda no primeiro tempo, a vantagem necessária para avançar às quartas do torneio continental.


A segunda etapa começou mais cadenciada. A Universidad preferiu esperar o Deportivo Quito e apostar nos contra-ataques. O primeiro lance de perigo foi da equipe da casa em cobrança de escanteio. Aos 9min, Elizaga sai mal do gol, Henríquez desviou de cabeça e Mina salva em cima da linha. Três minutos mais tarde, a "La U" fez o quarto gol. Mena recebeu na área pela esquerda, driblou o zagueiro e chutou cruzado. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.


Apesar do placar, a equipe do técnico Jorge Sampaoli seguia criando oportunidades de aumentar a festa, como aos 19min, quando Fernandes chutou de fora da área e Elizaga espalmou para escanteio. Já sob os gritos de olé da torcida chilena, os mandantes fizeram o quinto gol. Aos 25min, Henríquez acertou ótimo chute e marcou o quinto. Na sequência, aos 27, os chilenos fizeram o sexto e consolidaram a classificação. Henríquez ganhou do zagueiro, se livrou do goleiro e empurrou para o gol vazio.