sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Contrato de Bruno é registrado na FMF: só falta a publicação no BID

pedido de transferência do Goleiro Bruno na FMF (Foto: Diogo Finelli)

O advogado do goleiro Bruno Fernandes, Francisco Simim, compareceu na tarde desta sexta-feira à Federação Mineira de Futebol (FMF) e registrou o contrato junto à entidade. Os documentos foram encaminhados à CBF para que o nome do atleta seja publicado no Boletim Informativo Diário (BID) ainda hoje, data limite para inscrição de jogadores no Módulo II do Campeonato Mineiro (equivalente a segunda divisão). O goleiro assinou, na manhã desta sexta-feira, contrato de cinco anos com o Montes Claros FC, que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. Entretanto, Bruno só poderá atuar caso a Justiça o libere, já que o ex-goleiro do Flamengo está preso em regime fechado pelo desaparecimento e assassinato da sua ex-amante Eliza Samudio.

Pelo fato do prazo de inscrição de jogadores no Módulo II do Campenato Mineiro encerrar hoje, dirigentes do Montes Claros fazem uma espécie de vigília na Federação Mineira para que o contrato consiga ser registrado na CBF e o nome do atleta saia no BID.

Segundo o advogado, Bruno passou por avaliação médica que afirmou que o jogador está apto a voltar aos campos. Bruno Fernandes foi condenado em março de 2013, pela morte de Eliza Samudio. A pena para o jogador foi de 22 anos e três meses de prisão. Ele cumpre regime fechado desde julho de 2010, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)  afirma que Bruno, enquanto estiver em regime fechado, só poderá trabalhar na cadeia. Ainda de acordo com o TJMG, o jogador poderá entrar com requerimento para direito ao regime semiaberto apenas em 22 de janeiro de 2020. Mas, para Simim, mesmo em regime fechado, o jogador poderá trabalhar fora da prisão.

- A lei concede o benefício do trabalho mesmo em regime fechado, desde que ele esteja escoltado. Então poderia sair para treinar e voltar, disse o advogado do jogador, na manhã desta sexta-feira.

Atualmente, o  Montes Claros é o líder da chave B do Módulo II (que equivale à segunda divisão) e já garantiu a classificação para o Hexagonal final da competição. Bruno somente poderá retornar aos gramados após a liberação da Justiça, que também terá que autorizar a sua transferência para o Presídio Regional de Montes Claros, para que ele possa atuar pelo “Bicho”.

Segundo o presidente do Montes Claros, Vile Mocellin, o contrato a ser assinado com o goleiro terá vigência de cinco anos, inicialmente, com salário fixado em R$1.430,00 mensais e uma multa rescisória de R$ 2,86 milhões.

O pedido de transferência de Bruno para o Presídio de Montes Claros foi apresentado pela defesa dele à Vara de Execuções Criminais de Contagem, no final de janeiro. A transferência depende ainda de decisão do juiz da Vara de Execuções Criminais de Montes Claros, Francisco Lacerda de Figueiredo.

Este é o segundo requerido pela defesa de Bruno. Uma primeira requisição foi feita para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima (MG), mas o juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo, indeferiu o pedido no dia 3 deste mês. Uma falta grave verificada no atestado carcerário está entre as questões levadas em consideração pelo magistrado, conforme o TJMG.

Fonte: Globo Esporte