domingo, 21 de julho de 2013

Juninho reina na volta ao Maracanã, Vasco derrota o Flu e sobe na tabela

juninho pernambucano vasco gol fluminense série a (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)

A reabertura do Maracanã aos clubes teve show de um velho conhecido do estádio. Na reestreia pelo Vasco, Juninho Pernambucano voltou a ser protagonista após 12 anos longe de um dos palcos em que mais marcou sua carreira no clube. Na noite deste domingo, novo brilho: gol, assistência e aplausos para o camisa 8. André e Tenorio também marcaram, o Cruz-Maltino fez 3 a 1 sobre um Fluminense com menos dois - Fred e Digão foram expulsos - e se distanciou da zona de rebaixamento. O time agora é o 11º colocado, com dez pontos, e deixou para trás o Tricolor, que descontou com Carlinhos, com nove pontos na 14ª posição.

Diante de um público de 34.634 pagantes (46.860 presentes), e renda de R$ 1.554.510,00, o Vasco reencontrou o caminho das vitórias após três jogos. Tenorio, que entrou no segundo tempo no lugar de Eder Luis e foi o autor do último gol do clássico, comemorou em dose dupla: pelo triunfo e pela volta de Juninho ao time.

Já o Fluminense chega a sua terceira derrota seguida e se vê próximo da zona de rebaixamento. Com a volta de Deco, o time começou bem, mas a expulsão de Fred, logo aos 25 minutos do primeiro tempo, pesou para a atuação. E o técnico Abel Braga, que viu o Flu sofrer mais três gols no campeonato - já são 13 em oito jogos - lamentou com uma frase forte no intervalo.

Na próxima rodada, o Vasco recebe o Criciúma no sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário. No dia seguinte, o Fluminense visita o Grêmio às 16h, na Arena do Grêmio.

Renan Oliveira faz dois e comanda a virada do Goiás sobre a Portuguesa

Renan Oliveira goiás gol portuguesa série A (Foto: Carlos Costa / Futura Press)

O Goiás continua reagindo após a Copa das Confederações para se afastar das últimas colocações do Campeonato Brasileiro. Depois de um susto no primeiro tempo, o Esmeraldino contou com dois gols do meia Renan Oliveira para virar por 2 a 1 sobre a Portuguesa, neste domingo, no Serra Dourada. A Lusa mergulha de vez na crise.

O clube do Centro-Oeste, agora com 12 pontos, em nono lugar, foi melhor em praticamente toda a partida. O placar poderia ter sido mais amplo, mas Walter perdeu um gol incrível no primeiro tempo. A compensação veio depois, com dois passes para o companheiro marcar. Esta foi a primeira vez que o time fez dois gols em um mesmo jogo no torneio.

Já a Portuguesa chega ao sexto jogo sem vencer e começa a se complicar. A Rubro-Verde permanece com apenas sete pontos, em penúltimo lugar, superando apenas o Náutico, com quatro.

O Goiás volta a jogar no próximo domingo, contra o Bahia, às 18h30, na Fonte Nova, em Salvador. No mesmo horário, mas no sábado, a Portuguesa recebe o Atlético-PR, no Canindé, em São Paulo.

Com gol de ex-rubro-negro Juan, Inter vence o Fla e encosta na ponta

Juan internacional gol flamengo (Foto: Itamar Aguiar / Futura Press)

Em um duelo extremamente equilibrado durante quase todo o tempo, coube a um ex-ídolo do Flamengo decidir a partida a favor do Internacional. Nos acréscimos, o zagueiro Juan aproveitou uma saída em falso do goleiro Felipe e decretou a vitória do Colorado sobre o Rubro-Negro por 1 a 0 no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Como havia prometido, o defensor não comemorou o gol em respeito ao clube no qual foi formado e ainda fez reverência à torcida visitante com a mão no peito. Mesmo sob frio intenso - 6ºC em média - 8.038 pessoas pagaram ingresso, com renda de R$ 219.920,00.

O jogo marcou o encontro entre Dunga e Mano Menezes, os dois últimos técnicos da seleção brasileira, e foi bastante disputado. O time gaúcho manteve longa escrita diante do rival, para quem não perde no Rio Grande do Sul desde 2002. O Flamengo, por sua vez, viu ser encerrada sua série de seis jogos sem perder (cinco oficiais e um amistoso, contra o São Paulo) e sofreu seu primeiro revés sob o comando de Mano Menezes. O Colorado segue próximo aos líderes, em quarto lugar com 15 pontos ganhos, enquanto o Rubro-Negro parou nos nove pontos e permanece na metade de baixo da tabela, na 15ª posição.

Na próxima rodada, o Internacional visita o Náutico na Arena Pernambuco, no domingo, às 16h (de Brasília). Já o Flamengo faz seu retorno ao Maracanã no clássico contra o Botafogo, domingo, às 18h30.

Em tarde inspirada, Alex marca dois, e Coritiba empata com Santos na Vila


Em mais uma tarde inspirada, Alex foi o grande nome do empate por 2 a 2 entre Santos e Coritiba, na Vila Belmiro, neste domingo, pela oitava rodada do Brasileirão. Com um golaço e outro no fim do jogo, o meia do Coxa evitou a primeira derrota da equipe. Pelo lado do Peixe, o garoto Neílton também brilhou, fazendo um dos gols - Cícero marcou o outro.

Com o resultado, o time paranaense foi a 16 pontos, igualando-se ao líder Botafogo, mas em segundo por causa do saldo de gols (5 a 4). O Peixe chegou aos 12, ficando na sétima colocação.


O Santos volta a campo no próximo sábado, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o Coritiba encara o Vitória no domingo, no Couto Pereira, em Curitiba.

No retorno do Ba-Vi à Série A, Bahia e Vitória ficam no empate na Fonte Nova


Foram dez anos sem se enfrentar na Série A do Brasileiro. No reencontro entre os rivais na elite, Bahia e Vitória não deixaram a desejar e fizeram excelente jogo. Faltou apenas o gol no empate em 0 a 0 movimentado e que não decepcionou os 38.980 torcedores presentes na Arena Fonte Nova.

Mero detalhe? Poderia ser assim não fosse a chance do Vitória de assumir a liderança do campeonato em caso de três pontos. Ou mesmo do Bahia de, enfim, derrotar o seu principal algoz nesta temporada e vencer o primeiro Ba-Vi em sua tradicional casa - em cinco partidas até aqui no ano, a equipe tricolor ainda não ganhou nenhuma.

Agora sob o comando de Cristóvão Borges, o time até fez por merecer melhor sorte e superou de longe todas as suas atuações anteriores. O destaque ficou por conta dos pratas-da-casa Feijão e Anderson Talisca.

O Vitória manteve o embalo de outros jogos e teve excelente chance de manter a escrita com o artilheiro Maxi Biancucchi ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, o Bahia sobe provisoriamente para a sexta posição, com 13 pontos, e segue na cola dos primeiros colocados. Com um a mais, o Vitória abre o G4 e fica a dois do líder Botafogo.

A princípio, o Vitória mandaria o jogo no Barradão, mas resolveu de última hora, em acordo com a concessionária da arena, abrir mão de seu mando e mudar a partida para a Fonte Nova.


Em confronto que pode valer até mesmo a liderança do Brasileiro na próxima rodada, o time rubro-negro irá visitar o Coritiba, no domingo que vem. O Bahia segue na Fonte Nova e recebe o ameaçado Goiás no mesmo dia.

Sob dilúvio, Atlético-PR e Corinthians jogam para o gasto e ficam no empate

marcelo atlético-pr e Fábio Santos Corinthians série A (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)

Sob chuva forte, Atlético-PR e Corinthians ficaram no empate por 1 a 1 no estádio Durival de Britto, a Vila Capanema, em Curitiba, neste domingo. Atrapalhados pelo gramado pesado e cheio de poças, os dois times mal conseguiram criar jogadas e saíram com um ponto cada. Resultado ruim para ambos.

O gol atleticano saiu logo no começo, quando o gramado ainda estava seco, em cochilo da defesa alvinegra - que teve atuação desastrada, desde as laterais até o miolo de zaga. Marcelo aproveitou passe de Paulo Baier e abriu o placar. Sem alternativas por conta da chuva, o Timão teve seu estilo de troca de passes prejudicado, e conseguiu empatar em jogada isolada, de Renato Augusto. O meia escapou aos trancos e barrancos e deu assistência precisa para Alexandre Pato igualar o placar. Coincidentemente, foram os dois substitutos dos titulares Sheik e Guerrero, pouados pelo técnico Tite.

Até aqui, a volta do Furacão à primeira divisão está longe do que sonhou a barulhenta torcida rubro-negra. Com sete pontos, a equipe paranaense continua na zona de rebaixamento, em 18º. Já o Corinthians, que já foi campeão duas vezes em 2013 (Recopa e Paulistão), mas parece ainda cochilar na competição nacional, permanece na zona intermediária, em 13º, com 10 pontos.


O Atlético-PR volta a campo na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil. Após empate sem gols em Belém, a equipe busca uma vitória sobre o Paysandu, às 19h30m (horário de Brasília), em casa, para avançar às oitavas de final. Com a semana dedicada somente aos treinamentos, o Corinthians faz clássico com o São Paulo no domingo, às 16h, no Pacaembu.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro série A, após mais essa rodada:

Clique na imagem para aumentar

LFC Notícias/Globo Esporte