Sem nenhum titular em campo, o Santos contou com o poder de decisão de três garotos para superar a Portuguesa por 2 a 0, neste domingo, no Canindé. Rafael Caldeira e Dimba, após bela jogada de Felipe Anderson, marcaram para a equipe santista superar o rival em clássico paulista de pouco bom futebol. O resultado é importante para as pretensões do time de Muricy Ramalho em busca do tricampeonato estadual.
Quarto colocado no início da rodada e quinto antes do jogo por conta da vitória do Mogi Mirim, o Santos saltou para terceiro e agora, à frente do Palmeiras, tem 36 pontos. A Portuguesa, com 17 pontos e acima da zona de rebaixamento, mantém uma pequena possibilidade de queda para as duas rodadas finais da primeira fase.
A partida realizada no Canindé teve menos de 4 mil pagantes e um futebol de doer a vista de quem acompanhou o clássico entre Portuguesa e Santos. Principalmente na etapa inicial, sobraram erros dos dois lados e até mesmo Elano, um dos maiores salários do elenco santista, não foi bem. Com estocadas eficientes no segundo tempo, o Santos fez dois gols e resolveu a parada da melhor forma possível.
Na próxima quarta, o Santos vai ao Beira-Rio para enfrentar o Internacional e, eventualmente, confirmar a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Muricy Ramalho, para este jogo, não tem nenhum desfalque. No próximo domingo, visita o São Caetano no ABC Paulista e depois encerra a primeira fase na Vila Belmiro contra o Catanduvense.
A Portuguesa, ainda ameaçada por rebaixamento, aguarda o fim da rodada para conhecer sua posição a dois jogos do fim do Paulista. O time de Jorginho tem uma vitória em nove partidas pela competição. Antes de iniciar o Brasileiro e ainda em meio à Copa do Brasil, a atual campeã da Série B recebe o Linense no sábado que vem e visita o Mirassol na rodada final.