sábado, 9 de junho de 2012

Flamengo faz 3 á 1 no Coxa e garante a primeira vitória no brasileiro


Vágner Love marcou o primeiro gol do Flamengo contra o Coritiba. Foto: Daniel Ramalho/Terra 
Após viver dias complicado por conta da polêmica saída de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo deu indícios de que já superou o momento conturbado e venceu o Coritiba por 3 a 1 na noite deste sábado, no Engenhão. Se perdeu o camisa 10, o time carioca contou novamente com o talento de Vagner Love, que marcou o primeiro gol e abriu o caminho para a primeira vitória rubro-negra no Campeonato Brasileiro. 

Os outros gols da equipe rubro-negra foram marcados pelo volante Luiz Antonio e pelo estreante Hernane, ex-Mogi Mirim. O zagueiro Emerson descontou para o Coribita.

Com o resultado, o time comandado por Joel Santana chegou aos seis pontos e conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Anters, os cariocas haviam conseguido três empates. Agora, a equipe rubro-negra ocupa a sexta colocação na tabela, com seis pontos. Já os paranaenses permaneceram com três pontos

O Flamengo volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Santos, às 16 horas (de Brasília) novamente no Engenhão. No mesmo dia, mas às 18h30 (de Brasília), o Coritiba tenta sua recuperação, em casa, contra o Atlético-GO. 

O Jogo - O Flamengo, pressionado pela necessidade de vitória, começou impondo um ritmo muito forte, abrindo o placar logo aos seis minutos. Magal cruzou da esquerda e Vagner Love, em impedimento, escorou para o fundo da rede, vencendo o goleiro Vanderlei. O que deixou a torcida do Coritiba mais irritada foi que dois minutos depois, após cobrança de falta de Lincoln, Demerson cabeceou para o fundo da rede, mas teve o gol anulado. Dessa vez o árbitro Rodrigo Braghetto acertou ao assinalar o impedimento do defensor paranaense.

A equipe do Coritiba ainda tentava se acostumar com a desvantagem quando o Flamengo conseguiu ampliar aos 12 minutos. Ibson acionou Luiz Antonio e o volante, de dentro da área, chutou cruzado, sem chances para Vanderlei.

Com a vantgem o Flamengo passou a jogar mais recuado, dando espaço ao Coritiba, que quase descontou aos 22 minutos, quando Ayrton fez grande jogada pela direita e chutou, o goleiro Paulo Victor defendeu e a bola ainda bateu na trave antes de sair. A resposta carioca veio no minuto seguinte, quando Vagner Love avançou pela esquerda e chutou duas vezes para Vanderlei salvar.

O recuo do Flamengo aumentou e o Coritiba passou a ser dono absoluto das ações. Acabou sendo premiado com o gol aos 25 minutos. Lincoln cruzou da direita e Emerson ganhou disputa com a zaga para cabecear para o fundo da rede. Foi a senha para o Coritiba se lançar de vez ao ataque. A medida quase surtiu efeito aos 32 minutos, quando Everton Ribeiro chutou de fora da área e fez a bola passar à esquerda de Paulo Victor.

No fim do primeiro tempo, sentindo a pressão, o Flamengo decidiu avançar um pouco mais a sua marcação e perdeu algumas boas chances. Aos quarenta minutos Diego Maurício arriscou de fora da área e o goleiro defendeu. Dois minutos depois foi a vez de Vanderlei salvar uma pancada de Vagner Love.

Na volta para o segundo tempo o Flamengo retornou bem recuado, dando mais uma vez espaço ao Coritiba, que assustou pela primeira vez logo aos dois minutos, quando Ayrton chutou de fora da área e a bola passou à esquerda do goleiro. Três minutos depois Roberto fez grande jogada individual pela direita, cruzou, Eveton Costa completou e Paulo Victor defendeu quase em cima da linha.

O Flamengo tentava os contra-ataques, mas sempre sem sucesso, principalmente por conta da falta de passes precisos, que impediam a bola de chegar a Vagner Love ou a Diego Maurício. Assim, o Coritiba seguia pressionando. Aos 18 minutos Everton Costa chutou de virada e o goleiro flamenguista fez nova defesa.

A pressão do Coritiba permanecia forte. Aos 27 minutos Tcheco cobrou falta e Chico cabeceou para fora. Dois minutos depois foi a vez de Roberto receber passe de Robinho e, livre na área, isolar a bola, desperdiçando grande oportunidade.

Aos 36 minutos o Coritiba voltou a perder outra grande chance de empatar, quando Everton Ribeiro recebeu passe de Tcheco e, na saída de Paulo Victor, chutou à esquerda do goleiro.

A velha máxima do futebol do "Quem não faz, leva" acabou prevalecendo já nos acréscimos do segundo tempo. Após cobrança de falta, Bottinelli dividiu com a defesa e a bola sobrou para Hernane, livre de marcação, marcar seu primeiro gol com a camisa do Flamengo e definir o marcador. A importância do resultado pôde ser sentida pelo semblante de alívio do técnico Joel Santana após o apito final.