sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jogando fora de casa o líder Criciúma vencia por 2 a 0 o Ceará mas cede empate no final

Ceará x Criciúma pela Série B do Campeonato Brasileiro (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

O clima não foi dos mais amigáveis, mas o Ceará conseguiu arrancar um empate por 2 a 2 com o líder Criciúma na noite desta sexta-feira. Líder da competição, o time catarinense vencia até o finalzinho da partida, mas acabou sofrendo a igualdade em um lance no qual os rivais ignoraram o fair play.

Com um primeiro tempo muito bom, o Criciúma não se importou com o fato de estar jogando fora de casa e abriu logo 2 a 0 no placar, com gols de Valber e Kleber. Na etapa final, o Ceará descontou com Itamar e partiu para a pressão. Quando tudo parecia definido, saiu o polêmico gol de empate.

Robert, do Criciúma, caiu em campo após dividida. O goleiro Douglas colocou a bola para fora, e os catarinenses ficaram esperando receber a posse novamente. O Ceará, porém, ignorou o fair play, foi para o ataque, aproveitou que a defesa rival estava parada e conseguiu o empate com um chute de fora da área de Rogerinho. 

A partir daí, a confusão se armou em campo. Os jogadores do Criciúma partiram para cima do técnico PC Gusmão e uma briga generalizada ameaçou ser formada em campo. No fim, três expulsos: o atacante Lucca e o técnico Paulo Comelli pelo lado catarinense, e o zagueiro Daniel Marques, do Ceará.

Na saída de campo, Lucca não mediu palavras para atacar PC Gusmão. “Isso é coisa que não se faz. Eu vi ele falar: ‘não dá a bola que estou fazendo sacanagem’”, disse. No fim de jogo, a resposta veio pelo lado do Ceará, e o autor do gol até confirmou que a ordem de não devolver a bola veio do banco de reservas.

“O Criciúma não jogou no segundo tempo. O goleiro deles caiu umas quatro vezes e isso é falta de respeito. O PC falou que não era para devolver a bola e nós não devolvemos”, disse Rogerinho. “Não tem o que falar, toda hora caia. Tem que jogar bola”, completou Motta.

Do outro lado, a reclamação e a provocação foram fortes do goleiro Douglas. “O PC gosta de confusão. Contra o Guarani, em 2009, já armou uma grande confusão. Por isso ele trabalha só três meses em cada lugar”, disse.


O resultado interrompe a sequência de quatro vitórias seguidas do Criciúma. No sábado, América-RN e América-MG podem igualar a pontuação do rival na liderança. Os mineiros recebem o Atlético-PR, enquanto os potiguares vão até Maceió enfrentar o CRB. Já o Ceará mantém a reação, com três triunfos e dois empates nos últimos jogos, e chega aos 12 pontos, momentaneamente na 10ª posição.

Na próxima rodada, o Criciúma recebe o Boa Esporte na terça-feira, enquanto o Ceará visita o América-RN no sábado.