quinta-feira, 21 de março de 2013

Pulverização com fumacê iniciou na tarde desta quinta-feira (21) em Nova Santa Rosa


O DEPUTADO ESTADUAL ELIO LINO RUSCH GESTIONOU JUNTO AO DIRETOR DA REGIONAL, ODACIR FIORENTIN, E JUNTO AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE, MICHELE CAPUTO NETO PARA QUE OS VEÍCULOS COM O FUMACÊ ATENDESSEM O MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA

A pulverização com UBV pesada, o fumacê, teve início nesta quinta-feira (21), a partir das 16h, em Nova Santa Rosa. Os dois veículos devem permanecer no município por cerca de 20 dias ou até que sejam concluídos os cinco ciclos de pulverização em toda a cidade previstos pela 20ª Regional de Saúde. “Pedimos que as pessoas abram portas e janelas para que o fumacê possa agir com eficiência”, comenta a secretária de Saúde, Marlice Wutzke Fernandes. A recomendação da Secretaria de Saúde é que alimentos e utensílios de cozinha sejam cobertos; crianças não devem ficar expostas diretamente ao fumacê, nem animais, que podem ser mais sensíveis à pulverização. 

Nova Santa Rosa é o primeiro município da 20ª Regional de Saúde a receber o fumacê, devido a uma articulação entre o prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, e a secretária de Saúde, Marlice Wutzke Fernandes, com o deputado estadual Elio Lino Rusch, que gestionou junto ao diretor da Regional, Odacir Fiorentin, e junto ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto para que os veículos com o fumacê atendessem o município de Nova Santa Rosa.

REUNIÃO

O evento de oficialização das atividades com o fumacê ocorreu na Prefeitura de Nova Santa Rosa durante uma reunião com o diretor da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin, e toda sua equipe, o deputado estadual Elio Rusch, uma equipe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, vice-prefeito, Ademar Bloch, secretários municipais, entidades de classe e vereadores.

Entre as ações realizadas antes da chegada do fumacê estão dois arrastões contra a dengue somente este ano, sendo que no último ocorreram 137 notificações; 94 porque foi encontrado criadouro com larvas do mosquito transmissor da dengue; e 43 devido ao imóvel estar fechado ou outro empecilho que impediu o acesso ao local, além de três pessoas terem sido multadas em R$ 345,18 cada.









Créditos: Marcos Elieser
Fotos: Airton Kramer