Depois de um primeiro tempo sem gols, a equipe de Vallecas precisou de apenas três minutos para inaugurar o marcador na etapa complementar. O atacante Lass Bangoura, de Guiné, aproveitou vacilo da zaga mandante e bateu firme na saída de Gorka Iraizoz.
O goleiro Rubén passou a ser o protagonista do Rayo, que se segurava na defesa quando, antes dos 20 minutos, o árbitro Pérez Montero assinalou pênalti polêmico para os visitantes. Na cobrança, o camisa 10 Piti não deu ouvidos às reclamações bascas e balançou a rede para ampliar.
A pressão dos comandados de Marcelo Bielsa voltou a crescer e o Athletic conseguiu descontar aos 32 minutos. Rubén afastou de soco e a bola ficou nos pés do lateral direito Andoni Iraola, que ergueu a cabeça e achou Mikel San José. O defensor bateu de primeira e finalmente superou a retranca.
Rubén seguia salvando o Rayo do empate basco, evitando gol certo do centroavante Fernando Llorente e torcendo para a bola sair em lances de Markel Susaeta e, novamente, de Llorente. Aos 44, o zagueiro Alejandro Gálvez ainda foi expulso, mas não atrapalhou os planos do time de Vallecas para sair com a vitória de San Mamés.
O resultado faz com que o Athletic Bilbao permaneça com 21 pontos, podendo terminar a rodada com vantagem de apenas três para a zona de rebaixamento. Já o Rayo Vallecano chega aos 31 pontos, assumindo provisoriamente a quarta colocação, e perderá a posição ou para o Málaga, que enfrenta o Barcelona, ou para o vencedor entre Levante e Betis.
Fonte: ESPN