Superior no primeiro tempo, o Corinthians abriu o placar aos 37 minutos. Após bela troca de passes, Alessandro cruzou na medida e Danilo cabeceou com precisão: a bola ainda tocou na trave e morreu no fundo da rede do Figueirense.
Na segunda etapa, o Corinthians seguiu melhor e foi pouco incomodado. O time visitante ainda foi prejudicado depois da expulsão do zagueiro Anderson Conceição, aos 18 minutos. Mesmo assim, o Figueirense não desistiu. Aos 33 minutos, Guilherme Santos cruzou da esquerda, a bola passou por todo mundo e encontrou Caio, que chutou da pequena área para empatar o jogo: 1 a 1.
Conforme o zagueiro Leandro Castán havia dito na quarta-feira, o time precisava de um resultado positivo após perder para Fluminense e Atlético-MG. Presente na campanha vitoriosa de 2011, ele se mostrava preocupado com a sequência da temporada por entender que arrancar bem nas rodadas iniciais é essencial para o título.
Apesar de não vencer, a equipe paulista soma o primeiro ponto e deixa a lanterna – posição em que estava quando entrou em campo, devido à vitória do Coritiba na quarta-feira – para pular para a 18ª posição. O Figueirense, por sua vez, chega a cinco pontos, em sexto lugar.
O Corinthians buscará a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro no domingo, quando visita o Grêmio, no estádio Olímpico. Já o Figueirense encara, no mesmo dia, a Ponte Preta, em Florianópolis.