Com 41 pontos somados nas 38 rodadas da Série B, o Guarani viu seus rivais diretos na briga contra o rebaixamento vencerem seus compromissos e complicarem sua situação. Bragantino e Guaratinguetá fizeram sua parte, vencendo, e fugiram da degola, deixando o Bugre na 17ª colocação da Série B, posição que a equipe não conhecia desde a oitava rodada da competição.
Na ponta oposta da tabela, na luta pelo acesso, o São Caetano viveu situação parecida, já sem depender de seu próprio resultado nesta 38ª rodada. A equipe viu tanto o Vitória, quanto o Atlético-PR somarem um ponto e garantirem vaga na Série A em 2013. O time do ABC acaba em quinto colocado, com 71 pontos, em desvantagem apenas no número de vitórias em relação aos rivais classificados.
Assim, o São Caetano paga o preço do pênalti desperdiçado no último final de semana, quando a equipe teve a chance de vencer o Goiás, com uma bola na marca da cal no último minuto de jogo, mas desperdiçou. Mesmo assim, o time deixa um alento para seu torcedor com a campanha, já que há apenas um ano, o clube chegou à mesma 38ª rodada da Série B brigando para não cair.
A recuperação do São Caetano, inclusive, pode servir de inspiração para o Guarani buscar sua redenção em 2013. No entanto, os número recentes da equipe de Campinas, campeã nacional em 1978, não animam: esse é o oitavo rebaixamento do clube nos últimos onze anos – o primeiro aconteceu no Campeonato Paulista de 2001.
Fonte: ESPN