Com o resultado, o atual bicampeão da Bundesliga chegou a 11 pontos e assegurou não só a vaga na próxima fase da competição, como a liderança da “chave da morte”. Isso porque abriu sete pontos de vantagem para o próprio Ajax, que é o terceiro colocado. O Real Madrid, que empatou com o Manchester City por 1 a 0, na Inglaterra, também assegurou a vaga ao chegar a oito pontos. O time inglês, que ainda não venceu, fica com três pontos e é o lanterna da chave.
O triunfo ainda representa o mais elástico que o Dortmund conseguiu fora de casa em quase oito meses. Em 25 de março deste ano, os comandados de Jürgen Klopp visitaram o Colônia pelo Nacional e goleou por 6 a 1. Além disso, o time alemão segue como um dos cinco invictos nesta edição da Champions até agora. Porto, Schalke, Málaga e Juventus são os outros clubes que ainda não perderam.
A única lamentação por parte do time alemão ficou por conta da lesão do volante Sven Bender. Após levar uma cotovelada acidental de Enoh, o camisa 6 foi substituído logo na sequência, aos 18 minutos do segundo tempo, com um sangramento no nariz.
Pela próxima rodada da competição continental, o Borussia Dortmund receberá o Manchester City no Signal Iduna Park, no dia 4 de dezembro (terça-feira), às 17h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Real Madrid receberá o Ajax, no Santiago Bernabéu. A única disputa para a última rodada do grupo será entre os holandeses e ingleses pela terceira colocação, o que dá uma vaga na Europa League.
O jogo
Logo nos primeiros minutos, as duas equipes já imprimiram um ritmo veloz na partida, que apesar de se mexerem bastante e chegarem ao ataque com frequência, criavam poucas chances de gol. No primeiro grande momento que teve, o Dortmund abriu o placar. Aos oito minutos, Reus tabelou com Götze, recebeu bom passe na área e tocou por baixo na saída do goleiro Vermeer.
Em desvantagem, o Ajax procurou marcar forte na saída de bola adversária e pressionar o adversário. Os mandantes não criavam oportunidades claras, mas incomodavam os alemães com frequente levantamento aéreo, que eram interceptados pelo goleiro Weidenfeller.
O time aurinegro, por sua vez, esperava o adversário no seu campo de defesa e assustava com ataques rápidos. Neste cenário, a equipe comandada por Jürgen Klopp chegou ao segundo gol. Götze fez boa jogada individual pela esquerda ao invadir a área, fintar Van Rhijn e concluir rasteiro no canto direito da meta, aos 41 minutos.
O Ajax ainda tentou manter o ritmo ofensivo, mas sem eficiência, acabou vendo os visitantes ampliarem a vantagem cinco minutos mais tarde. Götze finalizou de fora da área com desvio em Alderweireld, e Vermeer fez grande defesa. No rebote, Lewandowski finalizou, e o arqueiro ainda tocou na bola antes de ela entrar, praticamente sacramentando a classificação do Dortmund.
Na volta do intervalo, o jogo já não era mais movimentado. Com grande vantagem, a equipe alemã administrou o placar administrou com tranquilidade e até levou mais perigo do que os holandeses. O clube visitante ainda poderia ter feito o quarto gol em um lance polêmico.
Götze invadiu a área, foi derrubado em disputa com Enoh e valorizou na queda. O árbitro Pedro Proença sinalizou para a marca do pênalti, mas acabou marcando simulação e deu o cartão amarelo ao camisa 10 do time aurinegro.
Melhor em campo, o Dortmund transformou a vitória em goleada aos 22 minutos, quando Götze fez o cruzamento, e Lewandowski completou para o fundo da rede. O atacante polonês chegou a quatro gols no torneio e é o vice-artilheiro. Aos 42, Hoesen anotou o tento de honra dos mandante ao finalizar com desvio de Subotic e enganar Weidenfeller. Porém, já não havia mais tempo para o Ajax evitar a sua eliminação e a classificação dos alemães.
Fonte: ESPN