sábado, 10 de novembro de 2012

Botafogo vence, afunda Portuguesa e dá sobrevida ao Palmeiras na Série A


Bruno Mendes primeiro gol do Botafogo (Foto: Bruno de Lima)

Os gols de Bruno Mendes, Fellype Gabriel e Vitor Júnior no Engenhão neste sábado não foram comemorados apenas pelos torcedores do Botafogo. A vitória do time carioca sobre a Portuguesa por 3 a 0 na 35ª rodada foi ainda mais festejada pelos palmeirenses, que vivem uma agonia maior a cada rodada do Campeonato Brasileiro, e significou pelo menos mais uma semana de 'sobrevida' na Série A.

Enquanto o Palmeiras respira um pouco mais aliviado - com 33 pontos, mesmo que o time alviverde caia para o Fluminense neste domingo, ainda haverá esperanças de se livrar do rebaixamento nas próximas rodadas -, a Portuguesa vai vivendo momentos críticos a três jogos do final do Brasileiro. A Lusa tem apenas 40 pontos somados até agora, está na 15ª colocação e corre sérios riscos de voltar à Série B na próxima temporada. Sport e Bahia também brigam contra a queda, e o Figueirense está virtualmente rebaixado.

O Botafogo, por sua vez, segue acreditando em uma vaga na Libertadores do ano que vem e, com os três pontos conquistados neste sábado, chegou aos 54 pontos, cinco atrás do São Paulo, que é o atual quarto colocado e joga contra o Grêmio neste domingo em Porto Alegre.

E tentando justamente ficar mais perdo da equipe tricolor na tabela, o Botafogo entrou em campo agressivo, dominando a partida mesmo sem Seedorf na maior parte do jogo - o holandês está voltando de lesão e entrou só no final. O time carioca conseguiu armar boas jogadas, principalmente com Andrezinho e Bruno Mendes, e o primeiro gol do time carioca saiu justamente dos pés de Bruno, que trocou passes com Fellype Gabriel na entrada da área e chutou para o fundo das redes, abrindo o placar no Engenhão aos 12 minutos.

O marcador não se alterou mais na primeira etapa, apesar do Botafogo seguir pressionando. Aos 21 minutos, foi a vez do próprio Fellype Gabriel deixar o seu, de cabeça, ampliando a vantagem do time carioca, enquanto a Portuguesa tentava se defender como podia. E se defendeu muito bem com o experiente goleiro Dida, que defendeu a cobrança de pênalti de Andrezinho aos 35 minutos. Mas, aos 45, o ex-jogador do Milan não conseguiu evitar o gol de Vitor Júnior, que havia acabado de entrar na partida - ele avançou pela direita, bateu cruzado e fechou a conta no Engenhão: 3 a 0.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Sport em Recife no domingo, e a Portuguesa tentará respirar na Série A enfrentando o Grêmio no Canindé, também no domingo.

O jogo -  Jogando em casa, o Botafogo rapidamente fez valer sua qualidade técnica e abriu o placar em sua primeira oportunidade. Aos 11 minutos, Bruno Mendes recebeu passe de Fellype Gabriel e só teve o trabalho de finalizar à esquerda de Dida.

Após o gol, o Botafogo seguiu melhor e chegava com mais facilidade ao ataque. Já a Portuguesa não abaixou a cabeça com o revés e buscou os avanços para tentar o empate. Aos 24, Marcelo Cordeiro cobrou falta e obrigou Jefferson a fazer boa defesa. Cinco minutos depois foi a vez de Ananias arriscar e quase acertar a meta alvinegra.

No entanto, com a vantagem no placar, o Botafogo seguia tranquilo e explorava os passes rápidos. Os donos da casa conseguiam chegar perto do gol, mas pecavam no último passe. Na melhor chance, Márcio Azevedo chutou para boa defesa de Dida.

O segundo tempo iniciou em ritmo acelerado. Logo com um minuto, o Botafogo desperdiçou duas grandes chances. Primerio, Fellype Gabriel recebeu passe dentro da área, mas demorou para finalizar e acertou a zaga. Depois, em cobrança de escanteio, Bruno Mendes escorou e a bola sobrou para Dória, mas o zagueiro tentou um voleio e furou.

A Portuguesa não se intimidou e quase empatou logo depois, quando Marcelo Cordeiro foi lançado e ficou de frente para Jefferson. Só que o goleiro dividiu com o jogador e impediu o avanço da Lusa.

As duas equipes marcavam mal e deixavam espaços na defesa. O Botafogo aproveitava melhor os avanços e por pouco não ampliou aos cinco minutos. Em nova cobrança de escanteio, Antonio Carlos cabeceou e a bola bateu no pé da trave direita de Dida. A partir daí, os donos da casa passaram a dominar a partida, mas seguiam desperdiçando chances de marcar.

Dominada em campo e sem poder ofensivo, a situação da Portuguesa piorou aos 19 minutos. Menos de um minuto depois de receber cartão amarelo, o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro reclamou com o assistente e acabou levando o vermelho. Não demorou muito e o Botafogo se aprovitou da vantagem. Aos 21 minutos, após cobrança de falta na área, Fellype Gabriel escorou de cabeça e a bola foi para a rede de Dida.

Após o novo revés, a Portuguesa não tinha forças para reagir. Com isso, o Botafogo permaneceu com o domínio da partida. Os alvinegros poderiam ter ampliado o placar aos 35 minutos, quando Andrezinho sofreu pênalti de Dida. No entanto, o goleiro acertou o canto e defendeu acobrança do meia.

Nos minutos finais, o Botafogo ainda perdeu mais algumas chances e só conseguiu marcar o terceiro aos 44 minutos, com Vítor Júnior. O meia aproveitou contra-ataque e bateu de bico para fechar a contagem em grande estilo.

Fonte: ESPN