Embora tenha saído derrotada, a equipe portuguesa criou as melhores chances e teve mais posse de bola durante praticamente todo o jogo. No entanto, bastou um erro defensivo no início para pôr tudo a perder.
Ruben Micael errou um passe e a bola foi parar com Shirokov, que lançou Kerzhakov. A defesa lusa tentou fazer a linha de impedimento, mas Pepe não se entendeu com Bruno Alves e o atacante russo teve a vida facilitada para vencer o goleiro Rui Patrício.
Com o decorrer da partida, Portugal tentou chegar ao empate mas esbarrou na boa atuação do goleiro Akinfeev. Muito bem marcado pelo forte esquema armado pelo técnico Fabio Capello, Cristiano Ronaldo encontrou pouco espaço para desenvolver o seu futebol.
No segundo tempo, os portugueses se lançaram ao ataque com as entradas Varela e Éder nos lugares de Ruben Micael e Hélder Postiga. A Rússia ganhou mais espaço para armar perigosos contra-ataques, fazendo com que Portugal ficasse preso ao temor de partir para cima deixando a defesa desguarnecida.
A vitória por 1 a 0 coloca os russos na liderança do Grupo F das Eliminatórias Europeias com nove pontos, três a mais que Portugal.
A Rússia fica assim em vantagem na briga direta com os portugueses por uma vaga para o Mundial do Brasil, pois os demais adversários do grupo (Luxemburgo, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Israel) não assustam.
Ainda nesta sexta-feira pelo mesmo Grupo F se enfrentam Luxemburgo e Israel. Quanto a russos e portugueses, estes voltam a campo na próxima terça-feira. A Rússia recebe o Azerbaijão, enquanto Portugal faz o mesmo em relação à Irlanda do Norte.
Fonte: Lancenet