O Manchester City entrou na Liga dos Campeões 2012/13 pressionado. Depois do título na Premier League, os Citizens tinham como obrigação a vaga nas oitavas de final, evitando repetir o vexame da temporada passada. Entretanto, a pressão começa a se tornar desespero. O Ajax teve o domínio total da partida contra os ingleses e, merecidamente, alcançaram a virada por 3 a 1 na Amsterdã Arena. Os holandeses somam seus três primeiros pontos na LC, na terceira posição do Grupo D, enquanto o City é o lanterna da chave, com apenas um ponto.
O Ajax iniciou a partida de maneira bem mais confiante, dominando a posse de bola no campo ofensivo e acuando os visitantes. Os Godenzonen tiveram boas oportunidades com Siem De Jong e Christian Erikssen, mas a falta de pontaria da dupla impediu que o gol saísse.
Mesmo pressionado, o Man City encontrou o primeiro gol da partida logo em sua primeira chegada contundente ao ataque. Micah Richards deu lindo passe para James Milner, na meia-lua. O meio-campista encontrou Samir Nasri livre e o francês bateu colocado para vencer Kenneth Vermeer.
O gol motivou os ingleses, que passaram a se aventurar mais no ataque na sequência. Contudo, o Ajax retomou o controle da partida pouco antes do intervalo e chegou ao empate aos 45. Ricardo van Rhijn conectou Siem De Jong dentro da área e o capitão emendou de primeira, no contrapé de Joe Hart.
Depois de duas boas chegadas nos primeiros cinco minutos, o Man City seguiu sufocado na sequência do segundo tempo. E o Ajax alcançou a virada aos 12 minutos. Christian Erikssen cobrou escanteio em direção à primeira trave e, se antecipando à marcação de Joleon Lescott, Niklas Moisander cabeceou para as redes.
Em situação costumeira na atual temporada, Roberto Mancini colocou o time para frente, em busca dos resultados nos minutos finais. Para tanto, tirou Lescott e colocou Aleksandr Kolarov, deixando a defesa com três zagueiros. A mudança, porém, pouco adiantou.
O Ajax chegaria ao terceiro gol aos 23 minutos. Lasse Schöne roubou a bola no campo ofensivo e passou para Christian Eriksen, que finalizou da entrada da área. A bola ainda desviou em Gaël Clichy antes de entrar.
No desespero, Mancini colocou Tevez e Balotelli nos lugares de Gareth Barry e James Milner. As alterações deixaram os Citizens mais ofensivos e a equipe passou a bombardear os Godenzonen nos 15 minutos finais. Porém, os esforços dos ingleses pararam no empenho dos holandeses e nas boas defesas de Vermeer.
Fonte: trivela