domingo, 16 de setembro de 2012

Com grande atuação de Lucas, São Paulo bate Portuguesa e se aproxima novamente do G-4


Osvaldo, São Paulo e Portuguesa (Foto: Idário Café / VIPCOMM)
Poucos minutos após a derrota para o Atlético-MG, o técnico Ney Franco afirmou que o São Paulo deveria demonstrar uma grande evolução para voltar a vencer e continuar na briga por uma vaga na próxima Libertadores. 

A bronca do treinador surtiu efeito e o time do Morumbi sufocou a Portuguesa na noite deste sábado. Com um ritmo alucinante e uma grande atuação de Lucas, a equipe tricolor bateu a Lusa por 3 a 1, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez a festa das quase 19 mil pessoas que compareceram ao Morumbi e colocou fim a uma série de quatro jogos sem vencer. 

Destaque para a atuação de Lucas. Mesmo sem ir às redes, o meia foi essencial para o São Paulo e participou ativamente das jogadas dos gols de Osvaldo, Luis Fabiano e Bruno Cortez. Bruno Mineiro descontou para a Lusa. 

A vitória colocou o São Paulo na quinta posição e a cinco pontos do Vasco, primeiro time dentro do G-4. Já a Portuguesa ocupa a 12ª colocação, com 29 pontos.

O São Paulo começou o jogo com um ritmo alucinante e criou duas oportunidades nos primeiros três minutos. Maicon e Luis Fabiano tiveram boas chances para abrir o placar, mas falharam na finalização.

Sem encontrar os adversários em campo, a Portuguesa se perdeu completamente na marcação e, aos cinco minutos, não resistiu. Após jogada rápida, Lucas destruiu a defesa adversária e deixou para Luis Fabiano. O atacante chutou em cima de Dida e a bola sobrou para Osvaldo, que apenas tocou para o gol vazio.

O forte ritmo são-paulino diminuiu com o passar do tempo e a Lusa começou a ganhar espaço e arriscar algumas jogadas pela lateral. Bem defensivamente, os donos da casa só levariam um gol em uma jogada individual ou erro. E foi exatamente o que aconteceu. Aos 36, Rafael Toloi errou o tempo de bola, e Bruno Mineiro invadiu a área sem dificuldades. Matador, o atacante bateu na saída de Rogério Ceni e igualou o placar. 

Após o intervalo, o São Paulo voltou com o mesmo ritmo ofensivo do primeiro tempo e voltou a sufocar os visitantes com jogadas rápidas. A tática novamente não demorou a surtir efeito. 

Aos 11, Lucas aproveitou o cruzamento de Osvaldo e bateu cruzado, de primeira. Bem colocado dentro da pequena área, Bruno Cortez desviou para as redes e colocou os donos da casa novamente em vantagem. 

Ainda deu tempo para o São Paulo anotar o terceiro. Aos 32, Lucas novamente demonstrou por que é um dos grandes jogadores do Brasil. O meia se livrou da marcação pelo lado direito e cruzou rasteiro para o meio da área. Luis Fabiano bateu firme e definiu o placar no Morumbi. 

Os dois times terão uma semana de folga até a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, às 21 horas (de Brasília), a Portuguesa permanece em São Paulo, mas visita o Santos no Pacaembu para mais um clássico regional. No dia seguinte, às 16 horas, o time de Ney Franco recebe o Cruzeiro novamente no Morumbi.

Fonte: ESPN