Agora, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo terá pela frente o vencedor do confronto entre Cobreloa, do Chile, e Barcelona, do Equador. Esta é a primeita vez que o clube gaúcho consegue vaga na fase internacional da segunda maior competição da América do Sul.
No primeiro confronto, em Porto Alegre, o Grêmio havia vencido por 1 a 0, conquistando a vantagem do empate para a volta. A classificação, no entanto, veio nos gols marcados fora de casa.
O time alviverde acabou com a vantagem de um gol do adversário logo aos 22 minutos do primeiro tempo, com Éverton Ribeiro, que abriu espaço na defesa e bateu bonito para as redes. Porém, os gaúchos chegaram à igualdade aos 40 minutos, com Elano cobrando pênalti.
Depois do intervalo, aos sete minutos, Roberto recebeu de Robinho e empurrou para o gol. Pereira, de cabeça, aos 20 minutos, fez o terceiro. O balde de água fria veio aos 45 minutos, com um toque de Marcelo Moreno dentro da área.
O jogo – A equipe da casa teve a primeira boa oportunidade aos três minutos, em cobrança de falta de Ayrton, que acertou a defesa e ganhou escanteio. Após a cobrança, Roberto pegou sobra de bola e mandou alto demais, pela linha de fundo. O Coritiba dominava as ações e pressionava. Aos seis minutos, Roberto chutou da entrada da área, Marcelo Grohe deu rebote, mas o atacante não conseguiu aproveitar.
O time gaúcho chegou pela primeira vez com Kléber, aos 10 minutos, recebendo belo lançamento de Marquinhos e arrematando para fora. Aos 14 minutos, novamente Kléber pegou boa enfiada de bola e bateu mal na bola, desperdiçando a chance. A forte marcação gremista atrapalhava as investidas do Coritiba. Porém, aos 22 minutos, Éverton Ribeiro partiu para cima da defesa, abriu espaço e bateu com vontade para o fundo das redes.
O Grêmio voltou a subir de produção e começou a ganhar a disputa no meio campo. Até que, aos 38 minutos, Kléber Invadiu a área, dividiu com Pereira e caiu. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança. Elano deixou tudo igual. O resultado acabava com qualquer chance de penalidades ao final dos 90 minutos. Aos 42 minutos, Rafinha pegou sobra de bola e bateu para defesa de Grohe.
Na segunda etapa, o Grêmio voltou com Naldo e Zé Roberto no time. O Coritiba começou assustando com um chute de Roberto que passou raspando a trave. O jogo ficou mais brigado no meio campo, com algumas faltas mais pesadas. Mas, aos sete minutos, ótima enfiada de bola de Robinho para Roberto, que tocou na saída do goleiro para fazer o gol.
O torcedor coxa-branca acordou nas arquibancadas e passou a apoiar mais o time, que precisava de mais um gol para seguir na competição. O técnico Marcelo Oliveira apostou então nas entradas de Lincoln e Thiago Primão. O time gaúcho tentou acabar coma festa mais cedo, aos 18 minutos, com Marcelo Moreno arrematando para um milagre de Vanderlei. Entretanto, que resolveu foi o zagueiro Pereira, que aos 20 minutos apareceu na área para desviar de cabeça e fazer o terceiro.
A equipe paranaense administrava bem o resultado, com uma postura mais conservadora, esperando par sair no contra-ataque. Aos 25 minutos, Anderson pico fez o levantamento e Vanderlei deixou a meta para interceptar. Marcelo Moreno desviou no meio da área, aos 31 minutos, e levou muito perigo para meta alviverde. Aos 35 minutos foi a vez de Souza testar e errar o alvo por pouco. O Coritiba ainda teve a chance de ampliar, aos 40 minutos, com chute de Junior Urso, para fora. Mas, aos 45 minutos, Marcelo Moreno desviou chute no meio da pare e decretou a classificação gremista.
Fonte: Lancenet