sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fora de casa o Goiás humilha o Ipatinga com um placar de 6 a 0


Jogadores do Goiás comemoram o 1º gol da noite marcado por Ricardo Goulart. Foto: Sérgio Roberto/Futura Press
O Goiás não teve nenhuma dificuldade para vencer o lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga, por 6 a 0, nesta sexta-feira, fora de casa, subindo para o grupo dos quatro primeiros da competição. Ricardo Goulart, duas vezes e Walter, três e Amaral fizeram os gols dos goianos, em Minas Gerais.

Esta foi a segunda maior goleada desta Série B, empatada com outro 6 a 0, do Joinville, também em cima do Ipatinga.


Pelo menos até este sábado o Goiás permanecerá entre as equipes que se classificam à primeira divisão. O time tem 29 pontos, em terceiro lugar, mas com o decorrer da 15ª rodada, pode ser ultrapassado por América-RN, América-MG e São Caetano, todos com 23 pontos. Os ‘Américas’ podem superar o Goiás no 
número de vitórias, e o São Caetano, no saldo de gols. 


O Ipatinga, por sua vez, segue a passos largos rumo à Série C. Esta foi a 13ª derrota consecutiva dos mineiros, que venceram uma única partida, na segunda rodada e somam quatro pontos.


O Goiás volta à ação na Série B no outro sábado, 11 de agosto, contra o Boa, em Goiânia. O Ipatinga vai tentar encerrar o jejum na próxima terça-feira, contra outro ameaçado de rebaixamento, o Bragantino, em Bragança Paulista. 


O jogo


Mesmo atuando fora de casa, foi o Goiás que começou descendo para o ataque. A equipe esmeraldina mantinha uma maior posse de bola nos primeiros minutos e rondava o gol de Bruno, mas ainda sem levar perigo efetivo.


Precisando da vitória em casa para tentar começar uma reação e sair da última posição do campeonato, o Ipatinga teve a primeira chance de gol aos sete minutos com Laécio, que exigiu grande defesa de Harlei e, logo na sequência, Márcio Diogo bateu por coma do gol.


A equipe mineira foi se soltando no jogo e começou a dominar as ações ofensivas. Aos 13 minutos, Wellington Bruno mandou forte chute de fora da área, mas o goleiro do Goiás, mesmo com dificuldades, fez boa intervenção.


Os goianos deram a resposta três minutos mais tarde. Vitor finalizou, mas Bruno conseguiu ficar com a bola.


Até que aos 27 minutos, o placar foi inaugurado. Após cobrança de escanteio, uma grande confusão aconteceu na área do Ipatinga e a bola sobrou para Ricardo Goulart fazer o gol: 1 a 0 Goiás.
Aos 31, os mineiros quase conseguiram o empate. Após chute cruzado na área esmeraldina, Laécio tentou se esticar, mas não alcançou a bola.


Uma falta perigosa perto da área do Goiás foi marcada, quando o cronômetro marcava 40 minutos. Na cobrança, Walter mandou uma bomba no ângulo do goleiro Bruno, sem chances de reação para o arqueiro: 2 a 0.


O jogo foi para o intervalo com a equipe visitante conseguindo uma bela vantagem no placar.
Mal os times voltaram dos vestiários e o Goiás já veio disposto a ampliar o placar. E foi isso que a equipe esmeraldina fez. Logo no primeiro minuto da etapa final, Egídio cruzou escanteio na área, Amaral desviou e a bola foi na trave, mas, no rebote, Walter fez o seu segundo gol na partida e ampliou a vantagem para 3 a 0.


A folga no placar não diminuiu o ímpeto da equipe visitante, tanto que, aos 12 minutos, em outra cobrança de tiro de canto, Walter apareceu livre para marcar o seu terceiro no confronto e ampliar a vantagem esmeraldina para quatro gols.


Atordoado, o Ipatinga não conseguia equilibrar o jogo e o segundo tempo seguia sendo uma partida de uma equipe só. Aos 23 minutos, o Goiás quase fez o quinto gol. Vitor passou por Azevedo e finalizou. A bola desviou na zaga, enganou o goleiro Bruno, que contou com a sorte para não sofrer mais um gol.
Cinco minutos mais tarde, outro susto para a torcida do Ipatinga. Renan Oliveira foi lançado por Walter, chutou na saída de Bruno, mas mandou a bola para fora.


O quinto gol do jogo não demorou a sair. Aos 31 minutos, Azevedo falhou e Ricardo Goulart, de frente com o goleiro do Ipatinga, não desperdiçou, batendo no canto direito de Bruno e ampliou a goleada: 5 a 0.


Aos 38 minutos, o placar que já era elástico ficou ainda mais humilhante para a equipe da casa e para os torcedores mineiros presentes no estádio Ipatingão. Renan Oliveira cobrou falta na área e o capitão Amaral fez o seu, de cabeça.


No minutos finais, foi só o Goiás administrar a goleada e confirmar mais uma importante vitória.