Após um começo terrível, com 13 derrotas consecutivas, o Ipatinga começa a dar sinais de reação na Série B do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Anderson Uchoa, o time mineiro venceu o Paraná por 2 a 0, em casa, e conquistou sua terceira vitória na competição nacional.
Apesar do resultado positivo, o Ipatinga ainda se encontra em situação complicada. Com apenas dez pontos, a equipe mineira ocupa a 18ª colocação e está a sete pontos do ASA, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Já o Paraná permaneceu com 25 pontos e está na oitava posição.
O Ipatinga volta a campo na próxima sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), quando visita o Guaratinguetá. No sábado, também às 21 horas, o Paraná vai até Arapiraca enfrentar o ASA.
O jogo – O Paraná iniciou a partida com maior volume de jogo, pressionando a saída de bola quadricolor e dificultando a criação de jogadas da equipe mineira. Com isso, os donos da casa erraram vários passes, permitindo que os paranaenses dominassem a posse de bola, criando a principais jogadas ofensivas.
Aos seis minutos, Paulo Henrique arriscou arremate cruzado, o avante Arthur ainda conseguiu o desvio, mas a bola saiu pela linha de fundo com enorme perigo contra o Ipatinga. A resposta veio rápida com o volante Anderson Uchoa, que aproveitou cruzamento de Wellington Bruno, e de cabeça mandou para as redes, inaugurando o marcador na primeira chance do Ipatinga no jogo.
Com vantagem no placar, o Ipatinga que já começou a partida com uma postura mais cautelosa, recuou ainda mais as linhas de marcação e passou a atuar no contra-ataque, esperando uma falha dos paranistas, que tiveram problemas para furar o bloqueio imposto pelo time do técnico Eugênio Souza. Aos 26, o Paraná voltou a ameaçar com chute cruzado de Fernandinho e depois com finalização na trave de Luizinho.
Os visitantes intensificaram a pressão na parte final do primeiro tempo em busca da igualdade. Aos 36, o armador Lúcio Flavio cobrou falta com categoria e acertou o travessão do goleiro Helton Leite, assustando as poucas testemunhas que foram ao Ipatingão prestigiar o jogo. Aos 40, nova chance que parou em ótima defesa do arqueiro ipatinguense.
Disposto a vencer o jogo, Ricardinho trocou Welington por Wendel, deixando o Paraná com três atacantes para buscar o resultado. Porém, quem quase marcou foi o Ipatinga com Chiquinho, que mandou um petardo da entrada da área e acertou a trave do goleiro Luís Carlos. A mudança deixou os visitantes mais ofensivos, mas abriu espaços para o contra-ataque do Ipatinga.
Aos poucos, o Ipatinga conseguiu equilibrar a partida e passou a ser até mais perigoso em alguns momentos, irritando o técnico Ricardinho, que demonstrou insatisfação com seus comandados. Somente aos 16, o Paraná voltou a ameaçar com Fernandinho, que pegou de primeira cruzamento de Arthur e obrigou Helton Leite e se esticar todo para fazer a defesa.
O troco do time mineiro surgiu na sequência com Márcio Diogo, que saiu na cara do goleiro Luís Carlos, mas não teve a tranquilidade necessária para marcar e desperdiçou uma chance inacreditável de ampliar o placar. Aos 32, novamente o volante Anderson Uchoa apareceu para aumentar a vantagem do Ipatinga com um tiro certeiro de fora da área, no canto esquerdo do arqueiro do Paraná. O quadricolor controlou o jogo nos minutos finais e comemorou o segundo triunfo seguido na Série B do Brasileiro.