quinta-feira, 19 de julho de 2012

Riquelme muito perto do Cruzeiro, falta só pendência de documentos e salário



O Cruzeiro está perto de fechar a contratação do armador argentino Juan Román Riquelme. O que falta são  pendências de documentação são, atualmente, o grande empecilho para o anúncio.


A janela de transferências internacionais se fecha nesta sexta-feira, mas se Riquelme rescindir com o Boca Juniors até esta data, o Cruzeiro poderia até concluir os detalhes do negócio com o atleta no início da próxima semana. 


O problema é que o clube argentino só liberaria amigavelmente o craque se ele estivesse totalmente garantido em um clube estrangeiro. A diretoria não quer rescindir sem a certeza do acordo com o Cruzeiro, para não deixar Riquelme livre para acertar com outra equipe argentina.


Desde o início das conversas, o ex-jogador Juan Pablo Sorín intermediou as negociações e tentou convencer Román a vestir a camisa celeste. Em contato com a reportagem, nesta quinta, o ídolo cruzeirense desligou o telefone ao ser abordado sobre o assunto. Toda a diretoria do Cruzeiro também esteve incomunicável. O empresário de Riquelme, Daniel Bolotnicoff, também não atendeu para falar do assunto. 


Sorín e Riquelme foram companheiros na Seleção Argentina, no Barcelona e no Villarreal. O primeiro empecilho para o negócio com o Cruzeiro foi o alto salário pedido por Román à diretoria estrelada – cerca de R$400 mil. 


Riquelme então avaliou propostas superiores da China e dos Emirados Árabes antes de recusar a oferta de R$500 mil do Flamengo, nesta quinta-feira. Aos 34 anos, dinheiro não é fator preponderante para a escolha do astro argentino, que agora está próximo da Toca da Raposa II. 


O gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, despistou sobre a negociação, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira, na apresentação do volante Sandro Silva. “Houve interesse do Cruzeiro em outras situações. Neste momento, não há contato direto por Riquelme”. Porém, Barbosa não rechaçou o anúncio de um reforço até esta sexta-feira.


”Acho que muita novidade pode acontecer de hoje pra amanhã no futebol brasileiro, porque não é só Cruzeiro que está em busca de jogadores. Futebol é dinâmico, as diretorias não param. Se aparecer alguma coisa de última hora que satisfaça o técnico Celso Roth e o Cruzeiro... o tempo é curto, porque a CBF exige alguma documentação”, disse o dirigente.


O departamento de marketing do Cruzeiro, desde o primeiro contato com Riquelme, preparou ações para explorar a imagem do jogador. Se a diretoria conseguir viabilizar a documentação até esta sexta-feira, Riquelme deve desembarcar em Belo Horizonte no início da próxima semana.