quinta-feira, 26 de julho de 2012
Pelas olimpíadas a Seleção Brasileira vence o Egito por 3 a 2
O nervosismo da Seleção masculina de futebol pela estreia dos Jogos Olímpicos de Londres surgiu em dois momentos distintos no duelo desta quinta-feira contra o Egito. Primeiro com o rival superior nos 10min iniciais, obrigando o time de Mano Menezes a colocar a bola no chão, atropelar o adversário em jogadas com troca de passes rápidos e abrir três gols. Depois no fim do duelo, ao sofrer dois gols e levar sufoco nos instantes finais do confronto. Mesmo assim, venceu por 3 a 2, no Estádio Millenium, em Cardiff, e somou seus primeiros três pontos no torneio.
O quarteto ofensivo brasileiro, formado por Leandro Damião, Oscar, Neymar e Hulk, teve atuação destacada, participando ativamente do jogo e dos gols marcados. Oscar iniciou as jogadas dos dois primeiros gols, dando passes para Rafael Silva, aos 15min, e Leandro Damião, aos 25min, marcarem. O terceiro gol, ainda no 1º tempo, saiu em tabela entre Neymar e Hulk, aos 29min. Aboutrika descontou aos 6min do segundo tempo, enquanto Mohamed Salah fez o segundo aos 30min.
A vitória dá tranquilidade para o Brasil decidir a vaga às quartas de final nos jogos contra Bielorrússia, no próximo domingo, em Nova Zelândia, na outra quarta. O Brasil busca o primeiro ouro olímpico no futebol e vem de um fiasco em Pequim, quando perdeu para a Argentina nas semifinais.
O confronto em Cardiff
O Brasil pareceu ter começado nervoso o duelo desta quinta-feira em Cardiff. A pressão por uma medalha de ouro inédita seria, à princípio, mais um obstáculo para o grupo verde e amarelo, visto que o Egito começou o duelo melhor e dominando as ações defensivas em busca do gol.
Mas a Seleção passou a esboçar uma reação a partir dos 9 minutos. Foi quando o experiente Hulk puxou jogada individual pela esquerda, passou por alguns marcadores, invadiu a área e cruzou para o meio para Neymar, que finalizou com precisão e tirou tinta da trave defendida por Elshenawi.
A partir daí, os brasileiros passaram a dar um baile. O gol não demorou a sair: foi aos 16min, em belo lance de Oscar. Disposto a mostrar que Mano Menezes acertou ao preterir Ganso e optar pelo novo contratado do Chelsea, o camisa 10 deu uma bela enfiada de bola para Rafael, que ajeitou na área e bateu no canto.
O segundo veio em nova jogada de Oscar, que desta vez fez papel de atacante, entrou dentro da área egípcia, passou pelo goleiro Elshenawi e tocou para o meio. Leandro Damião, totalmente livre de marcação, só teve o trabalho de dominar e tocar para o gol, defendido então por dois zagueiros.
O terceiro saiu três minutos depois, aos 29min. Neymar, que fazia boa partida, puxou pelo meio e enfiou para Hulk, que abriu pela ponta, olhou para área e lançou justamente para o astro do Santos. Livre de marcação, o camisa 11 cabeceou com firmeza, em bola indefensável para o goleiro do Egito.
A partir daí, a equipe verde e amarela diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado. Mano voltou para o segundo tempo com a mesma formação e, mais recuada, a Seleção tocava a bola e fazia o tempo passar. Ainda sofreu um gol feito por Aboutrika, depois de cruzamento na área que pegou na trave e sobrou em seus pés.
O Egito ainda teve tempo de diminuir ainda mais o placar, em tento marcado por Mohamed Salah, a 15 minutos do fim, que deu sufoco no fim do confronto. Nada que abalasse uma estreia vitoriosa do Brasil rumo ao seu primeiro ouro olímpico no futebol.