sábado, 28 de julho de 2012

Na Vila Capanema, o Paraná se reabilita com 1 a 0 sob o Ceará


O jogo na Vila Capanema foi bastante disputado no meio-campo, mas o Paraná fez valer o fator casa e venceu. Foto: Antônio Moré/Gazeta do Povo/Futura Press

Ainda com esperança de conseguir uma vaga na elite do futebol brasileiro, o Paraná se recuperou da derrota para o líder Criciúma na última rodada e venceu o Ceará na tarde deste sábado, na Vila Capanema, por 1 a 0, em jogo válido pela 13ª rodada da Série B. O único gol da partida saiu dos pés do lateral esquerdo Fernandinho. Em boa jogada individual, o jogador chutou de bico da entrada da área para dar a vitória ao time da casa.


Com o resultado, o Paraná segue em busca do G-4, agora com 21 pontos. A equipe se mantém na oitava colocação, quatro pontos atrás do Goiás, último da zona que dá uma vaga na elite do futebol brasileiro. Já o Ceará continua com 17 pontos, mas caiu duas posições e agora é o 13º. Irregular, o time alvinegro já começa a se preocupar com o fantasma do rebaixamento para a Série C.


O jogo na Vila Capanema começou muito disputado no meio-campo. Apesar de jogar fora de casa, o time visitante era quem comandava as ações de ataque. Aos 16min, Itamar chegou com perigo pela direita, passou pelo marcador, chutou cruzado e quase abriu o placar para o Ceará. No lance seguinte Thiaguinho perdeu grande chance. O meia cearense recebeu sozinho de frente para o gol e chutou em cima do goleiro Luís Carlos.


Os lances de perigo despertaram o time da casa, que partiu com tudo para o ataque. Aos 30min, o lateral esquerdo Fernandinho foi avançando pelo meio, a defesa deu espaço e o jogador chutou de bico da entrada da área para fazer 1 a 0 para o Paraná. No último minuto da partida, o time da casa perdeu a chance de ampliar. Paulo Henrique recebeu livre de cara com o goleiro, mas Adilson fez grande defesa e evitou o gol.


Com a vantagem no placar, o Paraná entrou com uma postura cautelosa no segundo tempo. O primeiro lance de perigo surgiu somente aos 22min. Após cobrança de falta, o time da casa quase ampliou. No minuto seguinte, foi a vez dos visitantes: Leandro Chaves dividiu bola com o goleiro e quase empatou.


Atrás no placar, o Ceará começou a se lançar ao ataque para igualar a partida. O Paraná aproveitava para sair rápido em contra-ataque e tentar matar o jogo. Aos 31min, quase os visitantes empataram. Em cobrança de falta, Thiego errou cabeçada, e Vicente chegou atrasado e perdeu o gol.


Na próxima rodada, o Paraná recebe o Avaí na Vila Capanema para conseguir duas vitórias consecutivas e colar no G4, na terça-feira, às 19h30 (de Brasília). Já o Ceará tenta se recuperar da derrota fora de casa também na terça-feira, às 19h30, jogando no Presidente Vargas diante do Boa Esporte.