Em uma partida marcada pelo gol relâmpago de Alex, que abriu o placar aos 45 segundos do primeiro tempo, o Joinville goleou o Grêmio Barueri por 4 a 0 nesta sexta-feira, na Arena Joinville, e encostou no G-4 da competição nacional.
Com o resultado, o time catarinense chegou aos 15 pontos em nove partidas disputadas e assumiu a sexta colocação, um ponto abaixo do Vitória, que é o primeiro time na zona de classificação para a Série A de 2013. Já o Grêmio Barueri segue na lanterna da Série B com apenas dois pontos.
Além de Alex, que também marcou o terceiro gol do Joinville, Leandro Carvalho também se destacou e marcou os outros dois gols para os donos da casa.
O Grêmio Barueri volta a campo na próxima sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), quando visita o Ipatinga. Já o Joinville joga novamente apenas no sábado, às 16h20 (de Brasília), contra o são Caetano, fora de casa.
O jogo
Fulminante, o Joinville abriu o placar logo a um minuto de partida. Após escanteio da esquerda, o goleiro Fernando Leal saiu mal e deixou o gol livre para Alex chutar forte e abrir o placar para o tricolor.
O gol animou a equipe catarinense, que diante de um Barueri apático, apostando apenas nas ligações diretas com o atacante Jobson, chegava com facilidade no gol de Fernando Leal. Aos 14 minutos, os donos da casa quase chegaram ao segundo gol após belo chute da intermediária de Tiago Real. A bola explodiu no travessão, para desespero dos torcedores presentes na Arena Joinville.
Sem reação, a equipe paulista seguiu falhando na armação. Após errar passe, o astro Marcelinho Paraíba cometeu falta visando parar o contra ataque tricolor e foi amarelado, aos 23 minutos.
Mantendo o domínio da partida, o Joinville voltou a ficar próximo do segundo gol três minutos mais tarde, quando Eduardo fez bela jogada individual pela direita e cruzou para o desvio para fora de Lima.
Sem ser ameaçada, a equipe da casa diminuiu o ritmo de jogo nos quinze minutos finais da primeira etapa, chegando com perigo ao gol de Fernando Leal apenas em chute para fora de Glaydson, livre na entrada da área.
O Barueri, por sua vez, só chegou com perigo aos 42, quando Marcelinho Paraíba cobrou escanteio da direita e Jobson, de cabeça, escorou para o meio, antes de a zaga fazer o corte, no último lance importante da etapa inicial.
O segundo tempo teve início da mesma forma que o primeiro. Logo aos dois minutos, a zaga do Barueri cometeu nova falha em cobrança de escanteio, deixando o volante Leandro Carvalho livre para dominar e chutar na saída de Fernando Leal.
O gol animou os donos da casa, que não demoraram para ampliar ainda mais a vantagem no placar, novamente em jogada aérea. Aos 10, o lateral Eduardo teve liberdade para cruzar para Alex, livre na segunda trave, cabecear na contrapé de Fernando Leal e marcar o seu segundo gol na partida, o terceiro do JEC.
Sem se acomodar com o resultado, a equipe catarinense seguiu chegando com perigo ao gol do Barueri, que seguia sem reagir na partida. Aos 15, Glaydson aproveitou boa troca de passes para chutar na saída de Fernando Leal, que fez boa defesa.
Sete minutos mais tarde, porém, o goleiro nada pode fazer em nova cabeçada de Leandro Carvalho, livre na segunda trave após escorada entre dois zagueiros de Lima.
O gol diminuiu as investidas do Joinville, que passou apenas a administrar o placar e dominar o meio campo para não sofrer sustos do fraco Barueri, mais preocupado em não sofrer mais gols que a tentar diminuir a vantagem tricolor no placar.
Aos 42, porém, a equipe da casa voltou a marcar, com Lima, mas viu o arbitrou auxiliar erradamente assinalar o impedimento. O apito final, aos 47, selou a volta do Joinville ao grupo de cima da tabela, após três jogos sem vitória, e afundou ainda mais o Barueri, que ainda não venceu nesta edição da Série B.