Com o triunfo, o time uruguaio assume a segunda colocação, com 11 pontos, apenas um ponto atrás do líder Chile. O Peru, por sua vez, é o lanterna, com somente três pontos ganhos.
Os uruguaios começaram melhor em campo e conseguiram abrir vantagem no marcador já aos 15 minutos do primeiro tempo. Forlán cobrou escanteio pela direita e Coates cabeceou em direção ao gol. Oportunista, Suárez apareceu bem e completou para o fundo da rede.
O gol embalou a seleção na partida e lançou o time todo ao ataque. O domínio celeste poderia ter acarretado no segundo se não fosse a boa participação de Penny. Cavani chutou firme e exigiu grande intervenção do arqueiro peruano.
No entanto, o camisa 1 do Peru não conseguiu corresponder da mesma forma aos 29 minutos de jogo. Em chute forte de Suárez, o arqueiro deu rebote e Maximiliano Pereira aproveitou a sobra para concluir.
Com a dianteira estabelecida no marcador, o Uruguai passou a administrar o resultado já no primeiro tempo, mas um gol contra mudou o ritmo do confronto. Após cruzamento de Yotún pela esquerda, Godín tentou afastar o perigo e mandou contra o próprio patrimônio aos 39 da primeira etapa.
O tento anotado ainda nos 45 minutos iniciais empolgou o Peru e trouxe ao time uma nova postura durante o segundo tempo. Diante da apatia uruguaia, a equipe tratou de buscar a virada já no início da etapa complementar e conseguiu a igualdade aos três de jogo. Paolo Guerrero chutou de dentro da área e superou Muslera para deixar tudo igual no estádio Centenário.
Nervoso, o Uruguai passou a buscar a dianteira de todas as formas possíveis e poderia ter marcado se Forlán não tivesse desperdiçado uma penalidade máxima aos seis minutos. O jogador chutou no canto direito de Penny, mas o peruano pulou bem e espalmou a bola para a linha de fundo.
Entretanto, a Celeste conseguiu se redimir da chance desperdiçada e retomou a vantagem aos 17 minutos. Cristian Rodríguez subiu mais alto que a zaga e testou firme para recolocar a Celeste na frente. O gol acalmou os ânimos do time comandado por Oscar Tabárez e conseguiu estabelecer o equilíbrio entre os times.
Embora chances esporádicas tenham ditado o ritmo do confronto, o gol que definiu o placar saiu apenas no último minuto da partida. Sebastián Eguren aproveitou o passe dentro da área e fuzilou em direção ao gol adversário, sem chances de defesa para o arqueiro peruano.
Na próxima rodada das Eliminatórias, o Uruguai vai visitar a Colômbia, enquanto o Peru recebe a equipe da Venezuela.