domingo, 13 de maio de 2012

Na partida de despedida de Del Piero, ele marca e garante o título


Del Piero marca em despedida, e Juve repete Milan-92 com título nacional invicto

Na última partida diante do torcedor da Juventus, Del Piero marcou na última vitória da equipe na temporada em que a Juve confirmou neste domingo o título italiano de forma invicta. Depois de garantir o caneco de forma antecipada, faltava encerrar o ano sem nenhuma derrota na liga local, feito sacramentado com a vitória por 3 a 1 sobre a Atalanta.

Marrone abriu o placar aos 10 minutos, e Del Piero ampliou aos 28. Já aos 37, Lichtsteiner marcou contra e diminuiu para a Atalanta, mas Barzagli fez mais um, de pênalti, já nos acréscimos, para encerrar o jogo com festa da torcida.

Até hoje, apenas uma equipe tinha levantado a taça invicta na 'era profissional' do Campeonato Italiano. O feito pertencia ao Milan de Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkard na temporada 1991-92. Na ocasião, o time rossonero venceu 22 jogos e empatou outros 12, terminado a Série A com oito pontos de vantagem sobre a Juve, vice-campeã.

O mais curioso, porém, é que existe mais um time que conseguiu terminar o Italiano sem perder nenhum jogo. Na temporada 1978-79, o Perugia não saiu derrotado em nenhuma das 30 vezes que entrou em campo. O problema é que o excessivo número de empates (19 no total) acabou fazendo a equipe perder o título para o Milan.



A própria Juventus já tem um título do Italiano sem perder nenhum jogo, mas isso aconteceu ainda na era amadora, em 1905. Na ocasião, a Velha Senhora precisou de apenas seis jogos para levantar a taça. O Milan novamente, e outra três equipes (Genoa, Novese e Pro Vercelli) também foram campeões invictos antes da 'profissionalização' do futebol na Itália.

Com o resultado desta última rodada, a Juventus termina o Italiano com 84 pontos após 23 vitórias e 15 empates. A campanha teve um total de 68 gols marcados e apenas 19 sofridos em 38 jogos.