A partida começou a ser decidida ainda no primeiro tempo, com gol de Nunes, que completou para dentro do gol depois de cruzamento de Patric, aos 31min. Felipe Alves ampliou a vantagem do Avaí no começo do segundo tempo, aos 3min. Felipe Alves fez também o terceiro sete minutos depois.
Além de contrapor as duas maiores equipes do futebol catarinense, a final entre Figueirense e Avaí colocou frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Dono da melhor campanha da competição, o Figueirense tem também o melhor ataque, com 55 gols. O Avaí, por outro lado, entrou na partida com a melhor defesa do campeonato, com 22 gols.
O confronto entre e Avaí e Figueirense coloca em jogo a hegemonia do futebol em Santa Catarina. Empatadas em número de títulos estaduais, as duas equipes buscam seu 16° troféu na história.
A decisão de 2012 é a terceira na história do Campeonato Catarinense entre os dois maiores rivais do Estado. Nas duas finais anteriores, cada agremiação levou um título. Em 1975, o Avaí levou a melhor; mais de duas décadas depois, em 1999, o Figueirense deu o troco, conquistando o título maior de Santa Catarina, batendo o maior rival.
A segunda partida da decisão do Catarinense acontece no próximo do domingo (13/05), às 16h00, no Estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense. Em caso de empate no saldo de gols o título será decidido nos pênaltis.