Com a vantagem conquistada no jogo de ida graças à vitória por 2 a 1 no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, o Botafogo teve tranquilidade nesta quarta-feira para confirmar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Mesmo com atacante uruguaio Loco Abreu relegado à reserva, o time alvinegro segurou um empate por 0 a 0 no Engenhão e seguiu adiante no torneio nacional para encarar o Vitória.
Capitão e xodó botafoguense, Abreu desperdiçou cinco dos últimos seis pênaltis que cobrou neste ano (o último deles no final de semana) e acabou perdendo a vaga entre os titulares momentos antes do início do jogo. Quem ganhou o posto no setor ofensivo foi o argentino Germán Herrera, que ainda cometeu uma falha incrível no final do primeiro tempo - mas que fez falta para a equipe alvinegra, que soube se segurar e sofreu mais pressão apenas com uma bola na trave de Oziel.
Agora, o Botafogo enfrenta nas oitavas de final da Copa do Brasil o Vitória, que conseguiu se classificar no sufoco ao vencer o ABC-RN por 3 a 2 no Barradão, depois de estar perdendo por 2 a 0 (a ida, em Natal, havia empatado por 1 a 1). Antes, a equipe de Oswaldo de Oliveira encara o Bangu neste sábado, às 18h30 (de Brasília), pela semifinal da Taça Rio.
Já o Guarani volta suas atenções para o Campeonato Paulista: quarto colocado da fase de classificação, o time de Campinas recebe no Estádio Brinco de Ouro o Palmeiras, pelo jogo único das quartas de final. A partida está programada para as 18h30.
A necessidade da vitória no Engenhão fez o Guarani ir para o ataque no primeiro tempo, e o time paulista foi mais incisivo na primeira etapa de partida. O Botafogo, que tinha o artilheiro Loco Abreu no banco, só conseguiu levar mais perigo aos 25min, quando Andrezinho cruzou na área e, embora Fellype Gabriel tenha passado da bola, Antônio Carlos conseguiu a cabeçada, mas pegando mal na bola e desperdiçando a oportunidade.
O Guarani, contudo, foi quem levou mais perigo em uma jogada atípica aos 36min. O lateral Oziel tentou fazer o levantamento da intermediária, mas a bola pegou outro rumo e acabou acertando o travessão de Jefferson - o goleiro botafoguense estava adiantado e apenas observou. Ainda assim, antes do intervalo, o time anfitrião teve uma grande oportunidade de virar para o segundo tempo em vantagem, mas conseguiu perder a chance de uma maneira incrível.
O cronômetro marcava 44min da etapa inicial quando Fellype Gabriel cabeceou cruzado e a bola acertou a trave de Juliano. A bola sobrou na pequena área para Herrera, livre, que teve tempo de fazer o domínio na cintura antes de finalizar. O argentino, porém, tentou tirar dos adversários e acabou mandando para fora.
O segundo tempo teve poucas emoções no Engenhão, e a torcida alvinegra só se levantou pela primeira vez aos 32min, mas não para comemorar o gol que sacramentaria a vaga botafoguense e sim para aplaudir o meia Andrezinho, substituído por Maicosuel. O Guarani, por sua vez, deu mais trabalho para Jefferson aos 29min, após falta de Danilo Sacramento.
O Botafogo permaneceu tendo o domínio do jogo, mas só criou um bom lance aos 38min: Maicosuel arriscou de fora da área e viu Juliano fazer defesa segura. O placar não se alterou, e o time carioca comemorou a classificação para a próxima fase.