O Fluminense alcançou o objetivo de terminar com a primeira colocação geral da primeira fase da Copa Libertadores. Em um final de jogo dramático nesta quarta-feira à noite, o time carioca apresentou erros, mas venceu o Arsenal de Sarandí, por 2 a 1, na Argentina, com gols de Carlinhos e Rafael Moura.
O Flu vencia até os 36 minutos do segundo tempo, quando Aguirre empatou para os donos da casa. A equipe visitante teve a chance de fazer o segundo em um pênalti sofrido por Thiago Neves, em lance que o goleiro Campestrini foi expulso. Então, sem poder fazer outra substituição, um jogador de linha, o volante Torres, assumiu a função de goleiro e defendeu a cobrança do próprio Thiago Neves, que já tinha perdido um gol. Mesmo assim, Rafael Moura fez o gol da vitória aos 47.
O Flu aproveitou-se da derrota do Vélez Sarfield para o Defensor na terça e garantiu a melhor campanha entre as 32 equipes da fase de grupos. Com isso, nas oitavas de final, o time do técnico Abel Braga vai pegar Emelec, Cruz Azul ou Internacional, únicos três que podem avançar com o 16º melhor desempenho. (O The Strongest tem uma chance mínima de ficar com esta posição, ams precisaria empatar e contar com uma derrota do Inter por 10 gols de diferença).
A maior possibilidade é que o adversário seja o Emelec, pois os equatorianos já disputaram as seis partidas. O Cruz Azul, que recebe o Nacional-PAR ainda nesta quarta, pode ser o rival se não ganhar. Já o Inter entra em campo na quinta e também pode acabar enfrentando o Flu caso não vença o modesto Juan Aurich, no Peru.
O time carioca terminou na primeira posição do grupo 4, com 15 pontos, seguido do Boca Juniors, com 13 pontos. Eliminados, o Arsenal somou seis pontos e o Zamora fez apenas um.