quinta-feira, 15 de março de 2012

Henrique Adriano Buss zagueirão do Palmeiras


 
Henrique Adriano Buss atualmente jogador do Palmeiras, que tenho como ídolo e também por vir da minha cidade natal de Marechal Cândido Rondon, é conhecido por ser um jogador simpático e simples, seu perfil retrata bem da cidade onde veio. 
Foi revelado e era jogador do Coritiba,foi campeão brasileiro da serie B de 2007,sendo um dos principais nomes da equipe,indo até a selecão do campeonato, até que a empresa de marketing esportivo Traffic o comprou, em fevereiro de 2008, por R$5 milhões.
Logo após a compra por parte da Traffic, o jogador foi cedido ao Palmeiras, já que o clube paulista é parceiro da empresa. No Palmeiras, Henrique jogou durante quase 5 meses e foi uns dos principais jogadores na conquista do Campeonato Paulista 2008. Ainda neste clube, Henrique marcou um gol, de cabeça na vitória sobre o Cruzeiro, em 12 de junho de2008. Este foi o seu único gol pelo clube em partidas do Brasileirão.
Em 27 de junho de 2008, após alguns meses e apenas vinte e seis partidas pelo Palmeiras no Brasileirão 2008, foi vendido ao Barcelona, da Espanha, por 10 milhões, num contrato com duração de cinco anos. Logo após sua contratação, o clube espanhol decidiu repassá-lo por empréstimo ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, onde se destacou como um dos melhores jogadores da equipe,e muito elogiado pelo treinador,onde jogou o campeonato alemão inteiro como titular.
Após sua passagem por empréstimo ao Bayer Leverkusen, foi novamente emprestado, desta vez ao Racing Santander, também da Espanha. Henrique se destacou e ganhou experiência durante os dois períodos de empréstimo. Após o retorno, o Barcelona decidiu que ainda não utilizará o jogador em seu time principal a partir de 2010. Sendo assim, liberou-o para jogar mais uma temporada pelo Racing, novamente por empréstimo.
Depois de 3 anos fora do Brasil, com o objetivo de voltar a jogar em um clube brasileiro e de voltar a atuar pela Seleção, foi acertado, junto ao Barcelona, em julho de 2011, seu retorno ao Palmeiras por empréstimo de 1 ano. Fez sua reestreia no dia 3 de agosto de 2011, após a expulsão do zagueiro titular Thiago Heleno, no jogo em que o Palmeiras empatou por 1 a 1, contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira.

Seleção Brasileira

Foi convocado pelo técnico Dunga para atuar pela primeira vez com a camisa da seleção brasileira, num amistoso contra a Suécia, em2008. O jogo foi organizado em comemoração aos 50 anos da primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil.

Foi convocado pela primeira vez na era Mano Menezes no dia 26 de Julho de 2010 para o jogo contra a Seleção dos Estados Unidos. Ele ainda jogava pelo time do Racing Santander.
No dia 5 setembro de 2011, foi convocado para um jogo contra a Argentina pelo técnico Mano Menezes que, para esta partida, só poderia chamar jogadores que atuavam no futebol nacional.

Títulos

Coritiba
Palmeiras

Outras Conquistas

Racing Santander
  • Trofeo Junta Vecinal de Treceño-Homenaje a José Antonio Corono: 2009
Seleção Brasileira