quarta-feira, 2 de abril de 2014

TCE vai reunir prefeitos para debater prestação de contas dos municípios

3103-prefeitos

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB) recebeu nesta segunda-feira (31),  o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, e prefeitos de várias cidades, e trataram da prestação de contas dos municípios demandada pelo Tribunal de Contas do Estado. Os deputados acompanharam o encontro no Plenarinho do legislativo. Rossoni marcou um encontro entre os prefeitos e o presidente do TCE, Artagão de Mattos Leão, nesta terça-feira, 1º de abril, às 10h no tribunal.

Os prefeitos afirmam que encontram dificuldades no novo modelo de prestação de contas o que vem gerando diversas multas. Para os prefeitos, os municípios passam por dificuldades financeiras e as constantes e renovadas exigências do TCE acabam gerando instabilidade administrativa. “Estamos vivendo um momento de bom senso e queremos buscar caminhos para estas dificuldades na forma de prestação de contas. Mas dialogando de forma republicana com o TCE. Hoje o sistema de informações nas prefeituras é muito precário e as exigências são permanentes. O pedido à Assembleia é para que possa facilitar este diálogo para facilitação das prestações de contas”, disse Sorvos.

Para Rossoni, a reivindicação dos prefeitos é legítima e a participação dos deputados neste debate também é importante, até para tentar equacionar o impasse. “Os municípios devem fazer a sua prestação de contas dentro da legalidade. Mas precisamos encontrar um ponto intermediário para que as prefeituras possam cumprir os requisitos exigidos pelo Tribunal, até porque inviabilizando esta prestação de contas, isso trava inclusive a liberação de recursos estaduais e federais”, avaliou.

Boca Maldita