quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Escola Willy Barth promove palestra sobre direitos e deveres na família


A Escola Municipal Willy Barth, do distrito de Planalto do Oeste, em Nova Santa Rosa, promoveu mais uma vez, na última semana, uma reunião de aproximação entre família e escola, por meio de um trabalho em parceria com o Conselho Tutelar. Dezenas de pais e alunos participaram da reunião, ministrada pela conselheira Olinda Pudell, que abordou o tema “Direitos e Deveres na Família”. Também participaram a conselheira tutelar Neusa Fragoso e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Cledia Janete Vinciguerra Diniz. Esta foi a segunda reunião realizada na escola, que teve mais uma vez o objetivo de enfatizar a importância dos pais na vida escolar de seus filhos.

MODELO

A conselheira Olinda ressalta que a importância de pais e mães se colocarem como autoridades, valorizadas e respeitadas, sendo os modelos de identificação primários dos filhos. “A criança que aprendeu a obedecer na infância, aprende, gradativamente, a obedecer aos pais na adolescência e na vida adulta. A família e a escola precisam estar juntas para compartilharem a alegria do sucesso”, explica a conselheira.

FUNDAMENTAL 

Conforme a diretora da Escola Municipal Willy Barth, Elenir Bourscheid, a demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. “A criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa auto-estima ao perceber que a família se interessa por seus estudos e por suas experiências escolares”, salienta a diretora.


DEVERES DOS PAIS 

- Dar amor

- Proteger

- Criar condições que propiciem segurança física e psicológica

- Criar condições para o desenvolvimento intelectual pleno

- Promover condições no entorno familiar que permitam o desenvolvimento do equilíbrio e da inteligência emocional

- Subsidiar e promover vivências concretas que possibilitam o caminhar para a independência financeira

- Zelar pela saúde física e mental

- Dar estudo e profissionalizar

- Estruturar o caráter

- Formar eticamente (ensinar valores)

DIREITOS DOS PAIS

- Não se omitir quando o filho agir de forma que possa prejudicar outras pessoas, animais ou o meio ambiente. Agir com segurança, porém sem agressões físicas, sem medo de causar “traumas e frustrações”.

- Procurar fundamentar e definir, de preferência sempre através de um diálogo franco e direto, normas e regras de conduta que regerão o dia a dia da família; cabe aos pais a palavra final sobre qualquer tema.

- Se necessário, pais podem proibir comportamentos, atitudes e até alguns tipos de roupas que coloquem em risco a segurança e dignidade dos filhos.

- Pais têm o direito de questionar, acompanhar e até mesmo vigiar, ou buscar provas concretas no espaço privado dos filhos.

- Os pais não devem se intimidar com a prática bastante comum de os jovens transformarem seus quartos em fortalezas indevassáveis. Ainda que não sejam bem-vindos, tem o direito de entrar e verificar o que está ocorrendo.

- Liberdade para o que se quer da vida tem limite. Os pais devem exigir que os filhos estudem para garantir um mínimo de rendimento, como contrapartida ao direito de receber educação e profissionalização; pode fazer sanções se perceberem que os filhos não estão cumprindo seus deveres.

- Os pais podem frear o apetite consumista dos filhos, por meio de conversas ou atos. Comprar o necessário.

- Ter conversas sérias sobre sexo é uma necessidade essencial nos dias atuais.

- Ter resultados positivos na escola, não é um prêmio para os pais, pois, o adolescente está apenas cumprindo o seu dever.

- Pais têm direito a um mínimo de vida pessoal. Pelo menos de vez em quando, não devem se privar de um jantar a dois.

Fonte: Conselho Tutelar