quinta-feira, 13 de junho de 2013

Escola Willy Barth destaca importância da família na formação dos alunos


A Escola Municipal Willy Barth, do distrito de Planalto do Oeste, em Nova Santa Rosa, está promovendo a aproximação entre família e escola por meio de um trabalho em parceria com o Conselho Tutelar. Dezenas de pais de alunos participaram de uma reunião nesta quinta-feira (13), na escola, com membros do Conselho Tutelar, que passaram orientações sobre a importância da família ser exemplo na educação dos filhos e como isso reflete no comportamento escolar.

Conforme a diretora Elenir Bourscheid, este é primeiro de vários encontros; é o ponto de partida de um trabalho que será realizado durante o ano de 2013, visando uma parceria entre família e escola. De acordo com o cronograma da Escola Municipal Willy Barth outro encontro com as famílias dos alunos deve ocorrer na última semana de julho. 

VÍNCULOS 
Segundo a diretora, estabelecer vínculo com as famílias dos alunos é fundamental para que se efetive uma parceria significativa, que faça a diferença no processo de aprendizagem das crianças. Ela lembra que para a escola cumprir seu papel, toda a comunidade escolar deve estar comprometida. 

A política adotada pela escola para a aproximação com as famílias parte do princípio que para a formação de um bom aluno, a família é tão ou mais importante que a escola, porque a educação não se resume ao ensino formal, mas ao desenvolvimento integral, o que inclui os valores morais, as atitudes, o equilíbrio emocional, entre outros fatores. Além disso, na palestra do Conselho Tutelar, os pais ouviram que devem estar conscientes de que são os reais modelos de comportamento ético e moral dos filhos e mais do que conversar sobre esses princípios, devem demonstrá-los no dia-a-dia.

BOX

DICAS PARA A FAMÍLIA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOS FILHOS

- Valorize o conhecimento, concretamente, dentro de casa. Um lar sem livros e leitores provavelmente não é um lar que valoriza a cultura.
- Realce a auto-estima de seus filhos com atenção e cuidado. Serão assim mais confiantes e serão capazes de resistir à pressão negativa dos grupos.
- Ensine-os a assumir a responsabilidade do que fizeram: arcar com as conseqüências naturais dos atos os estimula a desenvolver responsabilidade.
- Valorize o aprendizado permanente. Mostre que estamos sempre aprendendo e nos desenvolvendo, dizendo inclusive: "não sei, vamos descobrir juntos".