domingo, 2 de dezembro de 2012

Santos vira na despedida do Brasileiro e Palmeiras dá adeus à Serie A com derrota


Neymar cobra pênalti contra o Palmeiras
O Santos venceu em casa por 3 a 1 o Palmeiras neste sábado, na Vila Belmiro, em confronto válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time alvinegro chegou aos 53 pontos e pode terminar a competição no máximo na oitava posição. Já a equipe alviverde, rebaixada há três jogos, se despediu da Série A com 34 pontos, na 17ª colocação, a frente apenas de Atlético-GO e Figueirense.

Apesar da má fase e de jogar fora de casa, quem começou na frente foi o Palmeiras, com um golaço de Maikon Leite, logo aos quatro minutos do primeiro tempo. Se o tento deixou a impressão de que o clube do Palestra Itália poderia se despedir da primeira divisão com vitória, ela se desfez ainda no primeiro tempo: Vitor Andrade empatou aos 12 minutos e Neymar virou de pênalti aos 22 e confirmou a vitória aos 38.

Apesar da vitória, o Santos não pode comemorar tanto, já que o time da Vila Belmiro terminou o ano de seu centenário conquistando apenas o título paulista e Recopa e, com uma campanha mediana no Brasileiro, sem vaga para a Libertadores de 2013. Já o Palmeiras, que parecia retornar aos áureos tempos com a conquista da Copa do Brasil, teve um segundo semestre horrível e foi rebaixado pela segunda vez em 10 anos.

Agora, as equipes dão descanso aos seus jogadores e já começam a pensar na próxima temporada. O Santos visa reforçar o time, excessivamente dependente de Neymar - que desfalcou o time alvinegro neste ano diversas vezes por conta de convocações para a seleção brasileira -, e nomes como o de Robinho, do Milan, e Montillo, do Cruzeiro, são comentados na Vila Belmiro.

Já o Palmeiras, que pode terminar com o maior número de derrotas deste Brasileiro, precisa começar a pensar em um time que seja competitivo na Libertadores e que não decepcione na Série B. Durante a semana, a diretoria já divulgou uma lista com 15 jogadores que nem precisarão voltar do descanso e grandes nomes ainda não foram anunciados pela diretoria alviverde.

Fonte: ESPN