Com o resultado, os holandeses derrubam o último adversário invicto de sua chave e agora estão isolados na liderança com 12 pontos. A Romênia permanece na segunda colocação, com nove, mas pode perder a posição caso a Hungria derrote a Turquia. Completam o grupo ainda a Estônia e Andorra, derrotada pelos primeiros também nesta terça, permanecendo como a única seleção sem pontuar na chave.
Na Romênia, o time da casa sofreu com os ataques da Holanda desde o início da partida. Com apenas nove minutos de jogo, os holandeses já haviam aberto o placar, com Lens, do PSV – de fora da área, ele aproveitou a rebatida do goleiro para marcar um belo gol de cabeça, de cobertura.
Aos 29 minutos, o defensor Indi, do Feyenoord, marcou após cobrança de falta de Rafael Van der Vaart. Aos 40 minutos, a Romênia conseguiu diminuir. O meia Ciprian Marica avançou pelo meio sem ser incomodado pelos jogadores da Holanda e chutou rasteiro, no canto direito do goleiro Stekelenburg. Mas qualquer reação foi minada nos acréscimos da primeira etapa, após Van der Vaart converter um pênalti e ampliar a vantagem para 3 a 1.
Na segunda etapa, já no final da partida, o artilheiro Robin Van Persie deixou sua marca mais uma vez na temporada e determinou o placar final de 4 a 1 para a equipe comandada por Louis Van Gaal.
Os times voltam a campo agora só no dia 22 de março de 2013. Neste dia, os holandeses recebem a Estônia, enquanto a Romênia encara a Hungria fora de casa. Na outra partida, a Andorra recebe a Turquia.
Fonte: ESPN