quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Na base da pressão, Atlético-MG bate São Paulo e não deixa Fluminense disparar na liderança


Guilherme e Cortez, Atlético-mg x São Paulo (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)
Pressionado por conta da vitória do Fluminense mais cedo, o Atlético-MG entrou em campo precisando do resultado positivo sobre o São Paulo. Contando com o apoio do torcedor no Estádio Independência, o time de Cuca não decepcionou. Em jogo marcado pela expulsão polêmica do lateral são-paulino Douglas, a equipe mineira venceu por 1 a 0 e se manteve na cola do líder do Campeonato Brasileiro, com ainda um jogo a mais a cumprir.

O resultado positivo conquistado a partir do gol anotado pelo atacante Leonardo deixou o Atlético-MG com 51 pontos, dois a menos do que o líder Fluminense, que venceu nesta quarta-feira a Portuguesa por 2 a 0, em pleno Canindé. O São Paulo, por outro lado, permanece com 36 pontos, na sexta colocação - seis pontos abaixo do Vasco, último time dentro da zona de classificação à Copa Libertadores da América.

O gol do jogo foi anotado pelo avante Leonardo, que aproveitou cruzamento de Bernard e cabeceou em cima de dois zagueiros do time tricolor para balançar as redes pela primeira vez com a camisa do Atlético-MG. Leonardo foi escolhido pelo técnico Cuca para ser o substituto do lesionado Jô e não decepcionou.

Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG vai visitar o Náutico no estádio dos Aflitos, partida marcada para o próximo domingo. Já o São Paulo fará o clássico contra a Portuguesa, duelo confirmado para sábado, no Morumbi.

Atuando em casa, o Atlético-MG iniciou a partida pressionando o São Paulo e criando boas chances de marcar. Sem se intimidar com o Galo, o Tricolor procurou diminuir o ritmo da partida, girando a bola de um lado para outro. Com dez minutos, o São Paulo conseguiu equilibrar as ações, com o jogo concentrado no meio-campo.

A vida do Atlético ficou um pouco mais fácil aos 28min, quando o lateral Douglas escorregou e cometeu falta em cima de Leandro Donizete. Pelo lance, acabou expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci. Com vantagem no número de atletas em campo, os donos da casa dominaram a posse de bola acuando o rival no campo de defesa, mas com dificuldades para furar a retranca paulista.

Na volta do intervalo, Cuca apostou na velocidade de Neto Berola, na tentativa de encontrar espaços na compactada defesa visitante. Aos 5min, Ronaldinho mandou a canhota de fora da área, mas errou alvo, dando inicio a uma verdadeira blitz do Atlético-MG contra os paulistas, que tentaram de todas as formas esfriar a partida.

Aos 16min, a pressão alvinegra surtiu efeito com o avante Leonardo, que aproveitou cruzamento de Bernard e cabeceou em cima de dois zagueiros para anotar o primeiro gol com camisa do Atlético-MG. O gol da equipe mineira obrigou o time de Ney Franco a buscar o ataque, com isso, o jogo ficou mais aberto. Contudo, o placar não se alterou.

Fonte: ESPN