quarta-feira, 8 de agosto de 2012

No Estádio Bicentenário, o Boca vence por 2 a 1 o Racing e é campeão da Copa Argentina


Santiago Silva, Boca Juniors x Racing (Foto: Agência AP)
O Boca Júniors deu um bico na crise e conquistou, na noite desta quarta-feira, o título da Copa Argentina – o primeiro da era pós-Riquelme. No estádio Bicentenário, em San Juan, diante de 25 mil torcedores (capacidade máxima), os Xeneizes bateram o Racing por 2 a 1, com gols Santiago Silva e Lucas Viatri. Viola descontou para o time de de Avellaneda.

O troféu provavelmente dará uma sobrevida ao técnico Julio César Falcioni, A saída de Riquelme, que tinha problemas com o treinador, as recentes derrotas no Torneio Apertura e na Libertadores somadas à desastrosa estreia no Campeonato Argentino, com derrota por 3 a 0 para o Quilmes no último sábado, colocaram Falconi sob pressão. O título da Copa Argentina, no entanto, deve aliviar temporariamente a crise no clube.


O caminho do título começou a ser contruído no início do jogo. Aos 21 do primeiro tempo, Corvalán tentou cortar um lançamento, mas recuou fraco para o goleiro. Santiago Silva ficou com a bola e encobriu Saja. Uma pintura!

Na segunda etapa, o Boca ampliou aos 17. Após cruzamento de Clemente Rodríguez, Viatri pegou de primeira e chutou rasteiro para ampliar.

O Racing ainda ensaiou uma reação. Aos 23, após cobrança de escanteio, Martinez se livrou da marcação e acertou a trave. Na sobra, Viola mandou para a rede. O tento incendiou o jogo, mas o time de de Avellaneda não teve forças para buscar o empate.

A Copa Argentina teve início em agosto do ano passado. A disputa atravessou quase um ano e reuniu 186 das mais variadas divisões do futebol hermano. Essa foi apenas a segunda edição do torneio. A primeira aconteceu em 1969, e o caneco ficou com o Boca Júniors, que derrotou o Atlanta na ocasião.